A fadista portuguesa Carminho, uma referência internacional do fado contemporâneo, fechou este sábado, dia 4 de Julho, o Festival Badasom, em Badajoz, com o seu espectáculo “Eu vou morrer de amor ou resistir”.

“Eu vou morrer de amor ou resistir” é o sétimo álbum da carreira da fadista portuguesa e confirma a sua profunda dedicação à exploração contínua do fado em todas as suas formas, consolidando uma identidade artística singular que faz de Carminho uma figura incontornável da música portuguesa.

Num palco minimalista, todo em branco, despido de qualquer adorno, apenas com uma esfera ou círculo enorme pendurado por cima do palco, representado a totalidade, a perfeição ou a harmonia, criando efeitos luminosos e reflexos dela e do público, e apenas com os seus músicos, Carminho apresentou-se vestida de branco e de calças, deixando de parte todos os cânones da tradicional fadista, vestida de preto, vestido comprido e xaile. Uma imagem que rasga a tradição, mas sem renunciar à essência de um género que forma parte da sua identidade musical.

Este último álbum é um trabalho que representa um novo passo na evolução artística, já que ele reafirma a profunda dedicação da artista à exploração do fado desde perspectivas inovadoras.

Inspirando-se na voz, na presença feminina e na fluidez inerente ao género, Carminho abre espaço à fusão entre a música experimental e a essência emocional do fado, proporcionando uma experiência de concerto que não deixou ninguém indiferente. Nos encores cantou em castelhano, encantou com “Estrela” e terminou a cantar à capela com a guitarra e o público de pé em aplausos dedicados e merecidos.

Um grande espectáculo!

Esteve acompanhada por André Dias na guitarra portuguesa, Flávio Cardoso na viola de fado, Pedro Geraldes na guitarra eléctrica e lap steel, Tiago Maia no contrabaixo acústico e João Gomes no Mellotron, Ondes Martenot e Cristal Baschet.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

GNR de Elvas promove ações de sensibilização rodoviária junto da comunidade escolar

O Comando Territorial de Portalegre da GNR tem vindo a desenvolver, em todo o distrito, um…