O Município de Alandroal vai participar como parceiro estrutural no projecto “Além Risco”, que procura combater as mudanças climáticas com a plantação de árvores.
Desenvolvido por uma equipa liderada por Miguel Bastos Araújo, investigador da Universidade de Évora, o projecto tem como objectivo envolver os cidadãos na plantação de 50.000 árvores nos aglomerados urbanos do Alentejo Central, permitindo não só reduzir o efeito de “ilha de calor” por eles criados, mas também reforçar a capacidade de adaptação das populações locais ao efeito das ondas de calor na saúde pública. Ao aumentar o coberto arbóreo dos espaços urbanos, podendo estender-se a espaços periurbanos ou outros, recorrendo sobretudo a espécies autóctones, é possível diminuir as temperaturas médias registadas nestes espaços, em especial no Verão.
O “Além Risco” é financiado pelo EEAGrants (contribuição da Islândia, do Liechtenstein e da Noruega para a redução das disparidades na Europa e também no reforço da cooperação entre os estados doadores e os 15 estados beneficiários da Europa Central e do Sul) e envolverá fundos próprios do Município, de acordo com o grau de envolvimento do mesmo.
O Município de Alandroal espera, com esta colaboração, promover a plantação de alguns milhares de árvores no seu território, iniciar uma nova abordagem aos espaços verdes criados e a criar e gerar também uma dinâmica de envolvimento da comunidade, em especial da escolar, no desenvolvimento de acções concretas de combate à crise climática.
-
Alandroal recebe primeira edição de 2026 do “Restaurante ao Vivo”
De acordo com comunicado da Câmara Municipal de Alandroal, a vila vai apoiar a iniciativa … -
Festival Fora da Casca regressa ao Castelo de Alandroal no início de Julho
Já são conhecidas as datas da próxima edição do Festival Fora da Casca, evento gastronómic… -
Descoberta de cadáver em avançado estado de decomposição obriga ao realojamento de família
Um cidadão alemão, de 65 anos, foi encontrado sem vida no interior de uma habitação no con…
Carregar mais artigos relacionados
-
Feira Medieval de Belver já faz viajar visitantes até à Idade Média
A XXI Feira Medieval de Belver teve início sexta-feira, 19 de Junho, e decorre até domingo… -
António Rocha: O homem que pôs Vila Boim a caçar ‘em casa’
António Rocha encerra um ciclo de 22 anos à frente da Associação de Caçadores e Pescadores… -
Incêndio em ecopontos provoca danos em stand automóvel
Um incêndio ocorrido na tarde do feriado de 4 de Junho, cerca das 14 horas, junto às insta…
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
-
Professor de Portalegre retirado de hotel em chamas na República Dominicana
Um homem, de 40 anos, natural de Portalegre e professor em Castelo Branco, é um dos oito c… -
Aqueduto da Amoreira na final regional das Novas 7 Maravilhas de Portugal
O Aqueduto da Amoreira passou à final regional das Novas 7 Maravilhas de Portugal. … -
Futebol: Infantis do Campomaiorense receberam faixas de campeões
Os infantis do Sporting Clube Campomaiorense receberam, na manhã de sábado, dia 20 de Junh…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Feira Medieval de Belver já faz viajar visitantes até à Idade Média
A XXI Feira Medieval de Belver teve início sexta-feira, 19 de Junho, e decorre até domingo…