Faz tempo que o desporto deixou de ser uma atividade linear para se transformar em uma experiência multicanal. De forma semelhante ao que está a ocorrer com a indústria do entretenimento, cada vez mais os fãs de desporto estão a ganhar novas formas de se conectar com suas modalidades favoritas.

Novas formas de assistir partidas estão a surgir

Nos últimos anos, os fãs desportivos passaram a não depender mais apenas das emissoras tradicionais para consumir esse tipo de conteúdo. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Índice Global da Web, atualmente cerca de 40% deles já estão a assistir à cobertura ou aos destaques esportivos de forma completamente online.

Por exemplo, a Amazon teve um aumento de mais de 35% no número de assinantes do seu serviço de streaming quando transmitiu ao vivo a Premier League inglesa pela primeira vez, no quarto trimestre de 2019. E cada vez mais empresas, como a DAZN e a ESPN, estão a oferecer programação de futebol online.

Da mesma forma que está a ocorrer com as estratégias de marketing de empresas, que lançam campanhas cada vez mais focadas no digital para atrair os Millennials e a geração Z, a tecnologia também transformou a experiência dos fãs de desportos – especialmente o modo como estão a interagir com eles por meio das redes sociais.

Existem muitos exemplos possíveis de serem mencionados, mas os Jogos Olímpicos do Rio de 2016 são um dos melhores possíveis para demonstrar os números que podem vir a ser alcançados.

Durante os dias da competição, o Facebook veio a registrar mais de 1,5 mil milhões de interações, enquanto o Instagram chegou a 916 milhões de interações, dados que impressionam por qualquer ângulo que se venha a observar.

Jogos digitais influenciam no ao vivo e vice-versa

Outra nova forma que está a impactar no sucesso de modalidades ao vivo e aumentar o engajamento dos fãs são os diversos jogos online baseados nos principais desportos mundiais.

De acordo com dados divulgados pela EA, uma das principais desenvolvedoras, a última edição do jogo de futebol FIFA já registrou mais de 10 milhões de jogadores, 45 milhões de partidas disputadas e 1,2 mil milhões de golos.

No poker essa conexão é ainda maior e há anos a versão digital do desporto recebe tanta atenção quanto a versão ao vivo. Inclusive, a atenção dada a modalidade disputada via internet é tão grande que atualmente é possível até mesmo disputar partidas por aplicação.

Para completar, outra modalidade que tem uma presença online muito forte é o futebol americano. Segundo a Gamstat, a última edição do tradicional jogo Madden conquistou mais de 8 milhões de jogadores espalhados ao redor do mundo, com mais de 120 mil novos fãs tendo se juntado apenas no último mês.

Novos estádios vão muito além de locais para assistir partidas

Além da experiência multicanal e dos jogos online, uma das mais novas formas de se conectar aos fãs são os novos estádios, que cada vez mais tem passado a contar com novas formas de interação e ferramentas para aumentar o engajamento dos fãs com suas equipas favoritas.

O recém-construído estádio do time de beisebol Atlanta Braves, nos Estados Unidos, é um dos melhores exemplos de como esse tipo de interação pode ser maximizado e uma equipa pode desenvolver uma relação ainda mais profunda com seu público.

O Truist Park, como é conhecido o estádio dos Braves, está rodeado de diversos empreendimentos voltados para atender aos diferentes desejos e anseios dos entusiastas desportivos. Nas suas redondezas é possível encontrar desde um hotel para viajantes de outras partes do mundo, passando por diversos restaurantes, lojas diversificadas e até mesmo uma casa de shows.

O local conta ainda com um acordo para rápida transmissão de dados com a gigante de telecomunicações Comcast para garantir que os visitantes tenham acesso à melhor internet possível antes, durante e depois das partidas. Isso permite que os fãs compartilhem os melhores momentos da visita ao estádio com seus amigos a qualquer hora – uma forma infalível de atrair mais pessoas.

Levando em conta a chegada iminente da tecnologia 5G e o aumento da velocidade da internet móvel, essa é uma tendência cada vez maior e diversas outras equipes já estão a adotá-la, como o estádio Etihad do Manchester United, na Inglaterra, e o Celtic Park do Celtic Football Club, na Escócia, além de muitos outros.

Futuro promete ainda mais formas de conectar fãs aos seus desportos favoritos

Os fãs estão a ganhar cada vez mais formas de se conectar com suas modalidades favoritas e o avanço da tecnologia, junto com as novas possibilidades que ela traz, deve vir a aumentar ainda mais as opções disponíveis no futuro.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Ana Maria Santos
Carregar mais artigos em Empresas

Veja também

5 coisas que deveria saber antes de se sentar a uma mesa de poker

Conheça cinco ensinamentos essenciais para aqueles que estão a iniciar no mundo do poker e…