A cidade de Elvas volta a ser palco da diversidade cultural com a realização da 36.ª edição do Festival Internacional de Folclore, que decorre entre os dias 31 de julho e 9 de agosto, na Praça da República, com início das atuações marcado para as 21h30.
Promovido pelo Município de Elvas, em parceria com o Rancho Folclórico de Elvas, a Consejería de Cultura e Igualdad da Junta da Extremadura e a Federación Extremeña de Folklore, o festival reúne grupos nacionais e internacionais, proporcionando ao público uma viagem pelas tradições, música, dança e trajes típicos de diferentes países.
A abertura do certame acontece na sexta-feira, 31 de julho, com as atuações do Ballet Folklórico Raíces Nuevas, da Argentina, e de um grupo folclórico do Panamá. No dia 1 de agosto, sobem ao palco o Rancho Folclórico de Elvas e o Grupo Folclórico S.C.R. de Paredes de Bairro, de Anadia. A programação do primeiro fim de semana encerra no dia 2 de agosto, com o Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca, de Redondo, e o Festifolk, do Equador.
Na segunda semana do festival, o público poderá assistir, no dia 7 de agosto, às atuações do Rancho Velhas Guardas de Fazendas de Almeirim e de um grupo folclórico da Venezuela. No dia 8 de agosto, apresentam-se o Grupo Etnográfico São Miguel de Cristelo, de Paredes, e o G.F. Los Cebolleros de Gáldar, proveniente das Ilhas Canárias.
O encerramento da 36.ª edição está agendado para o dia 9 de agosto, com as atuações do Grupo de Danças “Os Lusitanos de Marinhais” e da Agrupación Raxela, da Guatemala.

