“Pelo Buraco da Fechadura”, o livro infantil de Carmen Martins Ezequiel, vai ser apresentado na próxima segunda-feira, 29 de Julho, às 10h30 no Pavilhão Multiusos de Vila Boim.

A apresentação da obra faz parte do programa das Festas da Vila, e é de entrada livre.

A pandemia e a época de confinamento inspiraram a autora a narrar uma história, com um nome sugestivo da época em que  mundo que se estreitou circunscrevendo-nos ao restrito espaço doméstico, por ventura a olharmos ao contrário, de dentro para fora “Pelo Buraco da Fechadura”.

Na sinopse desta história para crianças a autora deixa algumas pistas relativamente ao  enredo .  “Num tempo que não era tempo, entre quatro paredes, as pessoas vivam dia e noite nas suas casas. O mundo, lá fora, estava fechado. E, apenas alguns seres se viam nas ruas.

Era uma vez uma menina princesa que vivia assim, também. Em cada dia acordava e brincava. Brincava e dormia. Acordava e aprendia.

No primeiro confinamento, em Março de 2020, muitos se isolaram nas suas casas. Esta é uma pequena história, das muitas que fizeram parte deste tempo e, nada mais é do que a esperança em novos dias”.

Carmen de Jesus Martins Ezequiel nasceu a 8 de Abril, em Queijas, Concelho de Oeiras.

Cresceu em Vila Boim, local que descreve como “bela terra do Alto Alentejo, Concelho de Elvas”. A vivência nas “planícies”  serviu-lhe de inspiração  “para fazer da poesia o seu modo de viver a vida”.

Atualmente reside  na Aldeia de Paio Pires, Concelho do Seixal, local ao qual se afeiçoou pelas paisagens que circundam a baía. Escritora, poetisa, cronista, humanista e activista cultural, desde 2000 que participa em colectâneas e antologias de prosa e poesia, com alguns livros publicados, nas formas literárias de prosa, poesia, conto infantil e juvenil e, ensaio. Colabora com a revista digital Repórter Sombra, com crónicas da actualidade e pertence ao grupo Autores de Elvas.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Prémio Literário Hugo Santos distingue obra de autor campomaiorense na Biblioteca João Dubraz

A Biblioteca Municipal João Dubraz recebeu hoje a sessão de entrega do Prémio Literário Hu…