O Programa Alentejo 2030 tem em curso dois novos avisos para “reforçar a coesão e dinamização” dos territórios não urbanos, com uma dotação global superior a 2,3 milhões de euros, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo explica que os avisos têm como objetivo “reforçar a coesão territorial e promover a valorização económica, social e cultural” dos territórios não urbanos da região.
Os avisos destinam-se a apoiar a execução das estratégias e planos de ação das parcerias para a coesão não urbanas, já aprovadas no âmbito do Programa Alentejo 2030 (com fundos europeus)
O primeiro aviso destina-se a apoiar projetos que “promovam a valorização” dos recursos locais, nas áreas da cultura, turismo e natureza, contribuindo para a dinamização dos territórios e para o “estímulo” ao empreendedorismo rural, em resposta aos desafios e oportunidades específicas de cada território.
“São apoiadas ações como a criação de respostas comunitárias, a promoção do emprego e do empreendedorismo, a promoção da sustentabilidade territorial e a dinamização cultural, turística e da natureza”, lê-se no documento.
O aviso dispõe de uma dotação indicativa de 1.425.103,00 euros, com financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder) até 85%, sendo que o período de candidaturas decorre até às 18:00 do dia 13 de março.
Para o segundo aviso são elegíveis ações como estratégias de marketing territorial e sustentabilidade, divulgação e publicidade dos territórios rurais, campanhas e programas de promoção turística, marketing digital e criação de conteúdos.
O aviso contempla ainda iniciativas de animação cultural e territorial, envolvimento das comunidades locais, cooperação e intercâmbio nacional e internacional, e estudos, planos e estruturas de animação permanente.
“A dotação indicativa disponível é de 944.947,17 euros, igualmente com financiamento Feder até 85%, com o período de candidaturas a decorrer até às 18:00 de 20 de março de 2026”, refere a nota.
A CCDR do Alentejo alerta ainda que, em ambos os avisos, apenas podem apresentar candidatura as entidades identificadas nas estratégias e planos de ação já aprovados.
HYT // ROC
Lusa/Fim

