A CIMAA, em conjunto com os municípios do Norte Alentejo, submeteu uma candidatura ao Programa Regional Alentejo 2030, com o objetivo de “reforçar os meios e equipamentos dos Serviços Municipais de Proteção Civil, promovendo uma resposta rápida e eficaz perante cenários de risco, como cheias rápidas, secas severas ou incêndios rurais de grandes dimensões”, explicam em comunicado publicado na rede social Facebook.

Esta candidatura contribui diretamente para a execução da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva 2030 (ENPCP), que visa mudar o paradigma da gestão de risco, passando de uma cultura focada na resposta à emergência, para uma cultura de antecipação e prevenção.

O total do investimento está cifrado em cerca de 1 milhão de euros, financiados a 85%, e inclui a atualização de Planos Municipais de Emergência, aquisição de ferramentas tecnológicas como drones e GPS, sistemas de monitorização de cheias, geradores, sistemas de bombagem, tratores e cisternas com Kit de combate a incêndios, entre outros.

Este investimento permitirá “reforçar a autonomia técnica dos municípios na proteção das suas comunidades, reduzir as vulnerabilidades territoriais e garantir o compromisso da região com a adaptação às alterações climáticas e a melhoria da capacidade de resposta a fenómenos extremos”, concluem.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

GNR detém 14 pessoas e regista 16 acidentes no distrito de Portalegre numa semana

O Comando Territorial da GNR de Portalegre realizou, entre os dias 13 e 19 de julho, um co…