A cidade de Badajoz voltou a viver uma noite de tensão após dois incêndios provocados terem atingido diferentes zonas urbanas, num novo episódio relacionado com o conflito entre famílias que tem marcado os últimos meses. Um dos veículos incendiados encontrava-se junto à paróquia de San Roque e as chamas acabaram por alastrar a uma habitação próxima.

Os bombeiros conseguiram controlar o fogo sem registo de feridos, mas os danos materiais na habitação foram significativos. A casa afetada, situada na rua García de la Huerta, já tinha sido palco de um dos episódios mais graves desta escalada de violência: o tiroteio ocorrido a 23 de Abril.

Segundo a Polícia Nacional espanhola, os incêndios desta noite estão ligados à disputa entre famílias rivais que tem provocado sucessivos incidentes violentos desde março. As autoridades relacionam também estes acontecimentos com duas operações policiais realizadas recentemente nos bairros de San Roque e Las Moreras.

A presença policial foi reforçada na zona para evitar novos confrontos e tranquilizar os moradores, que manifestam crescente preocupação com o ambiente de insegurança vivido no bairro.

Ano marcado pela violência

O ano de 2026 tem sido particularmente conturbado em Badajoz. Desde janeiro registaram-se vários tiroteios, um homicídio, assaltos à mão armada e diversos incêndios criminosos. Um dos casos que mais chocou a população foi o disparo que atingiu uma rapariga de 13 anos enquanto treinava futebol numa escola da cidade.

As investigações continuam em curso e algumas dependem ainda de análises balísticas. As autoridades admitem dificuldades na resolução do caso devido à ausência de testemunhas.

Outro processo que continua a preocupar as autoridades é o roubo do chamado “Tesouro de Villanueva”, composto por 144 moedas de ouro desaparecidas do Museu Arqueológico da Alcáçova. A polícia acredita que algumas das buscas realizadas nos últimos dias poderão estar relacionadas com esta investigação.

Entretanto, vários dos tiroteios e incêndios registados nos bairros de San Roque, Cerro de Reyes e El Progreso continuam sem detenções ou conclusões definitivas.

Créditos – Diario HOY
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Marcos Bastinhas assinala 18 anos de alternativa

O cavaleiro tauromáquico Marcos Bastinhas assinalou, na sexta-feira, 10 de Julho, os 18 an…