O desporto é um campo fértil para os diversos negócios que o rodeiam. São as plataformas de transmissão, que conseguem audiência com as suas transmissões, são as marcas de material desportivo, que vendem produtos relacionados com as equipas e também são as apostas desportivas, um setor de sucesso no campo do iGaming.

Que o desporto e as apostas estão intimamente ligados não é novidade. Já nos primeiros Jogos Olímpicos, disputados na antiga Grécia, havia registo de que já existiam apostas. Os espectadores podiam apostar nos seus favoritos antes de cada disputa. A prática foi evoluindo ao longo dos anos.

Atualmente, as apostas fazem parte do ecossistema desportivo. As empresas especializadas do setor procuram os melhores mercados e também países para atuar. A Inglaterra sempre foi um expoente máximo no tema. No entanto, no sul da Europa, um concorrente de peso surgiu, Portugal.

Estabilidade e enquadramento legal, a fórmula portuguesa

Portugal tem-se consolidado como um país de referência quando o assunto são as modalidades do segmento de iGaming. Neste setor da indústria, estão alocados os segmentos que tenham a possibilidade de envolver dinheiro real, como as apostas e os casinos online.

Quando o tema são as apostas em Portugal, especialmente as que estão relacionadas com o desporto, é possível avaliar e perceber que o mercado português apresenta a solidez necessária para que empresas especializadas invistam no país e, também, para que os utilizadores possam realizar as suas apostas em segurança.

Este cenário dá-se, principalmente, pela regulamentação do setor pelo governo português e também pela criação do Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos (SRIJ) que, como o próprio nome indica, é o responsável pelo controlo do setor, inspecionando as empresas que atuam no ramo e recolhendo dados extremamente importantes para a avaliação do mercado como um todo.

Um dos dados recolhidos pelo SRIJ mostra um retrato do momento atual das apostas em Portugal. No quarto trimestre de 2022, o volume de apostas desportivas representou 195,3 milhões, ou seja, um aumento de 23,4% relativamente ao trimestre anterior.

Outro dado interessante deste levantamento indica quais são as modalidades mais procuradas.

O futebol é conhecido como desporto-rei e a alcunha não é em vão. No mundo das apostas desportivas, 74% de todas as apostas foram direcionadas à modalidade. Nesta lista detalhada estão os campeonatos mais procurados, sendo que em primeiro lugar está o Campeonato do Mundo de 2022, a UEFA Champions League em segundo e a Primeira Liga em terceiro.

O basquetebol foi o segundo desporto que gerou mais apostas no último trimestre do ano de 2022. O destaque vai para a NBA, a liga norte-americana, que foi a mais procurada pelos utilizadores, totalizando 58,3% das apostas realizadas na modalidade, ficando o restante nas outras competições como a Euroliga.

Potenciar o Desporto

Existe um movimento de mercado, movido pelo marketing, que muda o fluxo do dinheiro. As casas de apostas têm os seus lucros provenientes do desporto, no entanto, muitas empresas do setor investem parte dos benefícios numa estratégia de marketing que fortalece o cofre dos clubes.

Muitas empresas especializadas em apostas investem em patrocínio de equipas. Isso mesmo, a marca das casas de apostas na camisola dos clubes. Desta forma, as equipas arrecadam fundos para novas contratações e as empresas conquistam maior notoriedade junto dos adeptos.

Um exemplo desse movimento pode ser visto em Portugal, onde 12 das 18 equipas da primeira divisão contam com o apoio de sites especializados em apostas. Na lista estão os três grandes portugueses: Benfica, Porto e Sporting. Todos levam em alguma parte da camisola a marca de uma casa de apostas.

E a moda não se restringe apenas a Portugal. No Brasil, as casas de apostas também estão a investir fortemente em marketing. No último campeonato brasileiro, todos os 20 clubes mantinham relações de patrocínio com empresas especializadas no ramo das apostas desportivas.

Assim sendo, o mercado das apostas em Portugal está consolidado e apresenta sinais de crescimento. Os grandes diferenciais do país são a legalização e regulação do setor, fatores que oferecem uma base sólida às empresas especializadas, que podem investir sem medo, e também aos utilizadores, que encontram um ambiente seguro e controlado.

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