A Assembleia da República aprovou hoje, em votação final global e por unanimidade, um projeto de lei que reconhece o direito a cultivar e a promover o barranquenho e estabelece medidas para o proteger, promover e valorizar.
O diploma, que resulta de dois projetos de lei, um do PS e outro do PCP, foi aprovado com os votos a favor de todos os grupos parlamentares e das duas deputadas não inscritas.
Através do projeto de lei, “o Estado Português reconhece o direito a cultivar e a promover o barranquenho, enquanto veículo de transmissão do património cultural imaterial, instrumento de comunicação e elemento de reforço de identidade da população de Barrancos”, no distrito de Beja.
Também reconhece o direito à aprendizagem do barranquenho nas escolas, em articulação com o município e o agrupamento de escolas do concelho e “em termos a regulamentar pelo Ministério da Educação”.
Segundo o projeto de lei, as instituições públicas localizadas ou sediadas no concelho de Barrancos podem emitir os seus documentos acompanhados de uma versão em barranquenho.
É também “reconhecido o direito a apoio científico e educativo, tendo em vista, designadamente, a investigação académica, a promoção da constituição de centros de estudo e documentação, o desenvolvimento de uma convenção ortográfica e a formação de professores de barranquenho e da cultura local, em termos a regulamentar”.
A lei deve ser regulamentada no prazo de 180 dias a contar da sua entrada em vigor, ou seja, 30 dias após a sua publicação em Diário da República.
Na reunião plenária do passado dia 17 de setembro, a Assembleia da República tinha aprovado por unanimidade os projetos de lei do PS para “Proteção e valorização do Barranquenho” e do PCP para “Reconhecimento e proteção do barranquenho e da sua identidade cultural”.
No mesmo dia, os projetos de lei baixaram à comissão parlamentar de Cultura e Comunicação para discussão e votação na especialidade.
Foram pedidos pareceres às entidades do setor e, depois, foi fixado um prazo para os deputados apresentarem propostas de alteração.
Os grupos parlamentares do CDS-PP, do BE e do PSD apresentaram propostas de alteração e os do PS e do PCP um texto de substituição.
Numa reunião ocorrida no dia 17 deste mês, na qual estiveram representados todos os grupos parlamentares, a comissão procedeu à apreciação na especialidade dos dois projetos de lei e da proposta de substituição apresentada.
Naquela reunião, da votação resultou um texto de substituição que foi ratificado pela comissão.
Os grupos parlamentares do PS e do PCP declararam retirar os respetivos dois projetos de lei a favor do texto de substituição, originando o projeto de lei hoje aprovado em votação final global.
Segundo a Câmara de Barrancos, “o barranquenho é o resultado do contacto entre o português meridional (o alentejano) com fortes traços das variedades meridionais espanholas (andaluzas e extremenhas)”.
A origem do barranquenho estará ligada aos assentamentos de súbditos do reino de Castela na Idade Média à volta do Castelo de Noudar, em Barrancos.
-
Presidente da República promulga diploma que altera lei da reposição de freguesias
O Presidente da República promulgou o diploma da Assembleia da República que altera a Lei … -
Parlamento aprova pesar pela morte do autarca socialista António José Bastos Leitão
O parlamento aprovou hoje por unanimidade um voto de pesar do PS pela morte do antigo pres… -
ULSAAL – Ação de divulgação das alterações à Lei que protege os Profissionais de Saúde
O Subintendente Jorge Pimenta, Coordenador do Gabinete de Segurança do SNS, esteve reunido…
Carregar mais artigos relacionados
-
Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz
Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce… -
Comando Territorial de Portalegre da GNR celebra 17º aniversário
O Comando Territorial de Portalegre da GNR dedica a celebração do 17º aniversário à comuni… -
Segunda-feira regressa o bom tempo a Portugal
Depois de várias semanas de chuva intensa, trovoadas e ventos fortes, Portugal deverá regr…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Arronches melhora no índice de qualidade de vida
No rating de qualidade de vida, Arronches aparece na lista dos dez melhores do País. … -
Monforte: Dia de São Martinho festejado com grande alegria
O Dia de São Martinho é comemorado pelo Município de Monforte desde 2006, organizando nas … -
Ayuntamiento de Olivença preside Associação Transfronteiriça Lago Alqueva
O Ayuntamiento de Olivença foi eleito presidente da mesa da Assembleia Intermunicipal da A…
Carregar mais artigos em Região
Veja também
Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz
Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce…