Estamos a ter dias longos e ensolarados, e o ar está cheio desse cheiro único de churrasco! Limpa a tua grelha: este ano serás o mestre do churrasco que sempre quiseste ser. Basta ler o nosso guia simples para ter tudo sob controle.

Sejas um “Gestor de projetos da grelha”

Quando se trata de grelhar, a tua capacidade de antecipar e organizar será a melhor vantagem. No dia anterior ao churrasco, considera preparar a tua estação de grelha para verificar tudo. A grelha e os acessórios devem estar limpos: cozinhar numa grelha suja impedirá que alcances um cozimento perfeito, pois as fendas serão muito pegajosas. Por isso, usa um enxerto duro para polir a grelha antes de receber os teus convidados!

Qualidade sobre a quantidade não é um bom conselho neste caso: qualidade E quantidade são essenciais. Costeletas de porco perfeitamente cozidas não são nada se não houver costeletas suficientes para todos.

Por exemplo, podes comprar 200 gramas para cada um dos teus convidados, escolhendo diferentes tipos de carne. Mas se pensas em preparar alguns acompanhamentos também, ou uma sobremesa deliciosa, podes reduzir esta estimativa e ter a certeza de que os convidados comerão o suficiente.

A carne não é para todos.

Porque é que te devias limitar? A grelha pode ir muito além da carne: podes grelhar peixe, o que pode ser fantástico para uma noite de férias de verão à beira-mar, mas também legumes e frutas.

Amigos vegetarianos vão adorar que berinjelas, abobrinhas ou abacates grelhados, ou podes surpreendê-los com fatias de melancia grelhada. E o resultado pode te surpreender também! Esse sabor fumado acrescenta algo às frutas e legumes também, tornando-os ainda mais deliciosos. Se acreditas que esses pequenos pedaços de frutas e legumes tendem a cair muito facilmente entre as fendas, considera comprar um tapete de grelha. Podes agradecer-nos mais tarde.

As bebidas são essenciais

Embora todos julguem as tuas capacidades de mestre do churrasco, deves pensar primeiro em ti mesmo e comprar um pouco de água: serás o mais próximo do fogo, num dia ensolarado e quente, então hidrata-te primeiro.

Claro, sabemos que grelhar é muito melhor com um copo de cerveja gelada na tua mão. Para isso, um refrigerador de cerveja seria o melhor acessório para as tuas necessidades na hora do churrasco. Este é perfeito.

Os coquetéis também são essenciais: quem não gostaria de um coquetel gelado? Podes preparar alguns coquetéis clássicos antigos, mas atemporais, ou podes optar por algumas receitas inovadoras. Além disso, podes criar coquetéis sem álcool para aqueles que vão conduzir para casa. Aqui podes encontrar tudo o que precisas para te tornares um grande barman.

Conhece o teu churrasco

Carvão ou gás? O teu estilo de churrasco dirá muito sobre ti.

Quer optes por manter a tradição ou não, não podes ignorar os detalhes: a temperatura é a chave para cozinhar perfeitamente. Isso vai desde monitorar o medidor de calor até manter a tampa fechada pelo tempo certo antes de abri-la. Isso é essencial: podes ser um perfecionista disposto a verificar cada pedaço de carne para obter o cozimento exato, mas cada vez que abrires a grelha a temperatura irá diminuir. E certamente não queres que isso aconteça! Idealmente, deves virar a carne apenas uma vez para cozinhar corretamente o meio.

Pronto para governar a grelha!

A tua grelha está tão limpa que brilha do canto do teu jardim. Carne e legumes estão à espera de serem cozinhados e os teus amigos estão a chegar. Agora é o teu momento: mostra-lhes quem é o verdadeiro mestre da grelha nesta temporada!

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Ana Maria Santos
Carregar mais artigos em Empresas

Veja também

Pandemia não alterou estabilidade económica da China

Duas conferências de Imprensa promovidas pelas autoridades chinesas mereceram grande atenç…