Na reunião ordinária realizada quinta-feira, 28 de Novembro, a Câmara Municipal de Elvas aprovou o lançamento do concurso para requalificação do Lar de São Vicente. A obra vai ter um custo superior a 200 mil euros.

Na mesma reunião foram também aprovadas as propostas de Regulamento Municipal do Cartão “Juntos Pelos Bombeiros e Socorristas” do Município de Elvas, que entre outros benefícios, estabelece: apoio psicossocial do Município; Redução de taxas, tarifas e licenças em 10%; Redução de taxas e tarifas de abastecimento de água, saneamento e resíduos em 15%; Redução de taxas urbanísticas em 30%; Isenção ou redução do Imposto Municipal sobre Imóveis nos primeiros cinco anos; Cheque Dentista; Prioridade na atribuição de habitação a custos controlados, quando em igualdade de circunstâncias com outros candidatos; Prioridade na atribuição de bolsa de estudo na frequência do ensino superior, quando em igualdade de pontuação com outros candidatos; Acesso gratuito a diversos serviços municipais e a eventos, de caráter desportivo e cultural, promovidos pela Câmara Municipal de Elvas; Condecoração por serviços relevantes e extraordinários prestados à causa dos Bombeiros Voluntários.

Foi também discutido o Regulamento Municipal de Transportes Escolares do Município de Elvas, que estabelece a gratuitidade para os alunos da educação pré-escolar, do ensino básico e do ensino secundário, que frequentam a rede escolar pública, residentes no concelho de Elvas, quando residam a mais de três quilómetros do estabelecimento de ensino que frequentam.

Ambos os regulamentos transitaram para aprovação em Assembleia Municipal.

Foi analisada a proposta de protocolo entre a Câmara Municipal de Elvas e a Plural Entertainment Portugal S.A. que permitirá a gravação de uma telenovela, na nossa cidade, a ser exibida na TVI, a partir de maio de 2025, promovendo Elvas, o seu património, cultura, gentes e saberes e sabores.

Aprovada por unanimidade a atribuição de Diploma Municipal de Mérito a António Almeirindo Conceição Ferreira, antigo dirigente da Azevia, assim como a atribuição do seu nome a uma das salas do edifício da coletividade, com a denominação Sala Tony.

A proposta do Carnaval Infantil de Elvas 2025 foi aprovada, assim como a da constituição da Comissão de Acompanhamento da Concessão do Estádio de Futebol “Domingos Patalino”, por unanimidade.

Os eleitos aprovaram várias cedências de equipamentos e transporte.

Aprovada também, por unanimidade, a participação do município nos impostos do Estado – IRS, para o ano económico de 2025, com a devolução de 1 por cento aos contribuintes, no que respeita às receitas a que o Município tem direito e a manutenção da Derrama – ano económico de 2024. O valor da taxa de ocupação do solo mantém-se, assim como a Taxa Municipal de Direitos de Passagem. Os documentos seguem para aprovação em Assembleia Municipal.

Tomado conhecimento das candidaturas das Campanhas de Apoio à Identificação Eletrónica e Registo de Animais de Companhia; Campanhas de Apoio à Esterilização de Cães e Gatos de Companhia; Programa de Conceção de Incentivos Financeiros para Investimento nos CRO; e Campanha de prestação de serviços veterinários de assistência a animais detidos por famílias carenciadas e alimentação de animais de companhia – 2024.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…