A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) disse hoje ter “expectativas altas” face ao novo comissário europeu da Agricultura, Christophe Hansen, mostrando-se confiante de que este dedicará atenção ao setor.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, escolheu o luxemburguês Christophe Hansen como novo comissário para a Agricultura e Alimentação, segundo a proposta divulgada na terça-feira.
“As expectativas são altas, porque o novo comissário da Agricultura trabalha com documentos já apresentados […] que são muito diferentes daqueles que tínhamos anteriormente”, afirmou o presidente da CAP, Álvaro Mendonça e Moura, que falava aos jornalistas, à margem da quarta edição do Congresso Ibérico Agropecuário e Florestal (CIAF), que decorre em Cáceres, Espanha.
A confederação lembrou que tem já uma relação com o novo comissário, uma vez que estiveram envolvidos na preparação de vários congressos de jovens europeus.
Neste sentido, Álvaro Mendonça e Moura reforçou ter “uma inclinação positiva” face a Christophe Hansen, garantindo ter confiança de que o novo comissário europeu da Agricultura dedicará atenção ao setor.
Contudo, notou que é necessário ver qual será a atuação da Comissão Europeia no terreno.
Por sua vez, o presidente da Associación Agraria Jóvenes Agricultores (ASAJA), congénere espanhola da CAP, Pedro Barato Triguero, destacou ser importante que o novo comissário “faça valer o potencial da agricultura na Europa, de modo a não depender do Pacto Verde”.
Triguero espera assim que Christophe Hansen entenda que a Europa é “uma grande potência agrícola”, defendendo assim os agricultores e os criadores de gado.

PE // CSJ

rega
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Mensagem de Ano Novo do Arcebispo de Évora

No início do Ano Novo de 2026, por ocasião da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, o Ar…