A obra nasceu de uma união de vontades: foi editada pela Junta de Freguesia de Vaiamonte, paginada e impressa pela Câmara Municipal de Monforte e prefaciada por Manuel Luís Goucha. O nome é sugestivo e sintetiza um conteúdo, no mínimo, apetecível.

“Vaiamonte à Mesa – Um livro de receitas com uma aldeia alentejana dentro” reúne em 32 receitas a ancestralidade da gastronomia de uma das freguesias do Concelho.

Manuel Luís Goucha deixa transparecer  isso na síntese inicial quando se refere aos pratos que ali se ensinam a confecionar como sendo  “feitos ao longo de gerações em nossas casas, pratos da nossa Casa, Vaiamonte. De Janeiro a Dezembro, serviremos o prato e a sobremesa mais emblemáticos de cada mês, ao longo das várias estações do ano. Um ciclo gastronómico completo, saboreado por entre a temperança do Alentejo e singularidade da nossa aldeia. Mas, acima de tudo, as linhas e os pratos que se seguem, representam-nos a Nós, Vaiamontenses. À mesa. E fora dela”.

E por falar em apresentações, o momento em que o livro foi dado a conhecer não podia ser mais apropriado. O  lançamento decorreu no dia 2 de Agosto, em Vaiamonte, durante as Festas em Honra de Nossa Senhora das Neves.

A messa de hora foi integrada pelo presidente da Câmara Gonçalo Lagem, o presidente da Junta de Freguesia, Joaquim Peixe e o presidente do Centro Social de Vaiamonte, António Clemente. Marcaram ainda presença  os dois coautores da obra, Pedro Sepúlveda e Paulo Garrudo. A população  também compareceu expressivamente e esteve lado de outros convidados, como, Ricardo Pinheiro, deputado eleito por Portalegre.

O melhor foi guardado para o fim: depois da sessão, foi possível degustar alguns dos pratos  que fazem parte do livro.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz

Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce…