O Verão ameno está a permitir que  as Brigadas de Sapadores Florestais (BSF) pertencentes à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) continuem os trabalhos de silvicultura preventiva na Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustíveis (RPFGC), com o objetivo de tornarem o território cada vez mais seguro, resiliente e sustentável, anunciou a CIMAA.

A silvicultura preventiva desempenha um papel essencial na gestão sustentável das florestas e na prevenção de incêndios rurais.

Atualmente, as BSF contam com maquinaria cedida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), através de um contrato de comodato celebrado com a CIMAA. Estes equipamentos permitem um aumento significativo na capacidade de intervenção ao longo do território, por parte das Brigadas de Sapadores Florestais.

A silvicultura preventiva implica a realização de podas, desramações, corte de mato, queimas, fogo controlado e queimadas, de forma a garantir a limpeza e proteção das florestas e outras áreas com vegetação.

Fogo Acções Controlado Sapadores Florestais Incêndios
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Ministra diz que Governo pediu resposta forte a providência cautelar a barragem de Pisão

A ministra do Ambiente e Energia disse ontem no parlamento ter dado indicações à Agência P…