Na próxima quinta-feira, 11 de Julho, a praia fluvial de Azenhas D’El Rey vai receber o roadshow da Academia Ponto Verde que pretende ensinar os mais novos a reciclar embalagens.

Um jogo de tabuleiro e um livro, ambos em formato gigante e dedicados à reciclagem de embalagens, são o ponto de partida para uma manhã onde as crianças vão ser desafiadas a testar  conhecimentos sobre reciclagem enquanto brincam.

Estas são as duas atividades que fazem parte do roadshow da Academia Ponto Verde, promovido pela Sociedade Ponto Verde (SPV)  que está a ir às parias durante as férias de Verão para se encontrar com crianças e jovens.

A área onde se encontra o livro gigante, com imagens muito apelativas, vai associar a leitura a uma atividade muito divertida, onde as crianças mais pequenas vão poder ouvir dois contos, envolvendo-se nas histórias, e, logo depois, mostrar o que apreenderam, colocando vários resíduos de embalagens (réplicas) nos ecopontos verde, amarelo e azul.

Ao lado, encontra-se o já famoso jogo gigante “Recicla Mania” que tem a particularidade de os jogadores serem os próprios peões, sendo esta uma ação que já contou, nos últimos dois anos, com a participação de cerca de 4 mil jovens.

Estas duas atividades vão permitir que os mais novos, integrados em colónias de férias ou em família, usufruam de momentos de convívio e criem memórias em conjunto, onde a brincadeira se junta a um tema que deve ser levado a sério, como é a reciclagem de embalagens.

“Promover a literacia ambiental junto das crianças e jovens, nomeadamente sobre a importância da reciclagem de embalagens, é fundamental. Por isso, depois de termos estado nas escolas durante o período letivo com a Academia Ponto Verde, alargamos agora a sua atuação. Na praia fluvial Azenhas D’El Rey vamos estar durante a manhã de quinta-feira, a proporcionar estas duas experiências muito divertidas aos mais novos, mostrando que é possível aprender a cuidar do Ambiente enquanto se brinca,” refere o coordenador de Marketing e Comunicação da Sociedade Ponto Verde, Ricardo Sacoto Lagoa.

A SPV, através da Academia Ponto Verde, promove a literacia ambiental junto dos mais jovens em Portugal, capacitando-os de mais conhecimento e contribuindo para que as gerações mais novas tenham um papel ativo e responsável na sociedade, convidando a que se tornem verdadeiros influenciadores em matéria de Sustentabilidade e Reciclagem, nomeadamente de embalagens.

É um projeto que tem desenvolvido várias iniciativas junto da comunidade escolar, durante o período letivo, sendo agora alargado a todo o ano. O objetivo é incentivar esta boa prática, em qualquer momento e lugar, para que todos possam contribuir para o cumprimento das metas nacionais de reciclagem de embalagens.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Gavião dá mais um passo na implementação do “Transporte a Pedido”

O Município de Gavião, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CI…