O tempo quente, estável e maioritariamente soalheiro, associado à ascensão em latitude de uma crista subtropical e reforçado pelo vento do quadrante Leste, durará, sensivelmente, até sexta-feira, 10 de Maio.

Segundo o portal Tempo.pt, esta configuração sinóptica sustentada pelas altas pressões e por uma massa carregada de ar quente desencadeou uma subida das temperaturas que teve início na passada terça-feira, dia 7 e atingirá o seu pico entre esta quarta-feira (8) e a próxima sexta (10).

Os valores das máximas rondarão os 30ºC em vastas zonas do Centro-Sul de Portugal continental (Santarém, Évora, Beja, entre outras), podendo ultrapassar localmente este patamar.

Porém, este episódio de calor excessivo para a altura do ano será de curta duração uma vez que se vislumbra o aparecimento de uma pequena depressão isolada em altitude (vulgarmente conhecida como gota fria) já neste fim de semana de 11 e 12 de maio.

Assim, nos próximos sábado (11) e domingo (12), em virtude da deslocação desta gota fria pelo território do Continente prevê-se a possibilidade de aguaceiros dispersos, por vezes fortes, potencialmente acompanhados de trovoadas e pontualmente sob a forma de granizo. Esta ocorrência será mais provável nas Regiões Norte e Centro – grosso modo a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela – em particular durante o período da tarde-noite.

É importante salientar que a previsão do tempo em Portugal para o próximo fim de semana está rodeada de uma enorme incerteza. Devido à sua natureza caótica, as gotas frias possuem uma evolução bastante complexa, o que torna a sua trajetória errática e as zonas de probabilidade de impacto muito difíceis de definir com precisão até poucas horas antes da sua ocorrência. Por outro lado, esta complexidade é normal nas precipitações convectivas, típicas da reta final da primavera e da estação estival.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo

Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s…