Um simples cartão bancário passa a ser tudo quanto basta para carregar o automóvel eléctrico em novos postos de carregamento instalados. Os efeitos do novo regulamento europeu, designado por AFIR (Alternative Fuels Infrastructure Regulation), entraram em vigor no sábado, 13 de Abril.

Para quem precisar de fazer pagamentos na rede de carregadores a possibilidade de pagar com cartão bancário passa a ser uma realidade, acabando com uma das principais limitações que obrigava um utilizador da rede de carregamentos, em primeiro lugar, a ser cliente de um dos fornecedores de energia disponíveis.

Obrigatoriamente, segundo a lei, todos os postos de acesso público que sejam instalados a partir do dia 13 de Abril de 2024, terão de estar equipados com leitores de cartões de pagamento. E a partir do dia 1 de Janeiro de 2027, esta medida passa a abranger todos os postos instalados ao longo da RTE-T (rede transeuropeia de transportes) que, caso ainda não o tenham efectuado, terão de receber uma actualização.

Esta obrigatoriedade, no entanto, está definida apenas para todos os postos que tenham uma potência de carregamento acima dos 50 kW. Abaixo deste valor, o Retrofit (ou conversão), não é obrigatório.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Polémicas balizas V-16 vão passar a ser obrigatórias em Espanha. E quem se desloca de Portugal?

A partir de 1 de Janeiro, os veículos em Espanha passam a ter de utilizar a baliza V-16 co…