A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve representada, no passado dia 26 de Março, no 2.º Seminário relativo ao II Relatório do Desenvolvimento e Coesão da responsabilidade da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C), subordinado ao tema “Posicionamento das Regiões Portuguesas na Transição Verde: O Desafio da Neutralidade Carbónica”, que decorreu na Sala Multiusos do Museu da Vista Alegre, em Ílhavo.

Ao longo do seminário ficou clara a importância da coordenação dos territórios de baixa densidade com os actores relevantes dos respectivos territórios, o que inclui uma abordagem de gestão intersectorial, o envolvimento dos pólos académicos e das comunidades locais.

Foram discutidas as soluções para os principais desafios destes territórios, como, por exemplo, a agregação de entidades no âmbito da produção energética e a valorização dos serviços do ecossistema através do mercado voluntário de carbono.

A CIMAA tem também vindo a participar numa variedade de programas comunitários e investimentos, em conjunto com os municípios integrantes e a AREANATejo, que representam avanços significativos para a descarbonização e transição energética, nos sectores com mais peso em emissões, assegurando assim uma transição faseada e eficiente.

O seminário contou com a participação de várias entidades relevantes para o tema da neutralidade carbónica, com a respectiva partilha de desafios e oportunidades.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Praticamente lotado! Distrito de Portalegre com hotelaria em alta na Passagem de Ano

De acordo com José Manuel Santos, presidente da ERT, Entidade Regional de Turismo do Alent…