A Câmara de Castelo de Vide está a negociar a compra da igreja, classificada monumento de interesse público, que a santa casa da misericórdia local colocou à venda, revelou hoje o presidente do município.
“Obviamente que o município quer fazer parte da solução e isso passa pela possibilidade de comprar a igreja. Terei de fazer um plano de pagamento, pois isto [aquisição] não estava previsto”, disse à agência Lusa o presidente da câmara, António Pita.
A Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide (SCMCV) pretende vender, por 350 mil euros, a Igreja de Santo Amaro, que apresenta sinais de degradação. Já decorreu, inclusive, um concurso público para a sua venda, mas ficou deserto.
A igreja resulta da reconstrução oitocentista e foi classificada, em 2014, como monumento de interesse público, explicou o autarca, assinalando que decorrem “negociações” entre a o município e a misericórdia relativas à aquisição do imóvel.
“Uma vez que não foi vendida por outros valores, e mantendo-se o mesmo, sim, estamos a negociar. Podemos ter novidades dentro de uma semana”, acrescentou.
António Pita fez ainda questão de recordar que a câmara, desde a primeira hora, afirmou que “não entrava em especulação imobiliária” neste negócio, mas, uma vez que não houve interessados na compra da igreja e considerando que o valor de venda “parece justo”, foi decidido avançar para a eventual compra.
No passado dia 09 de janeiro, a Lusa noticiou que a igreja estava à venda, após consultar o anúncio da venda do edifício religioso na página da SCMCV, na rede social Facebook.
De acordo com a Misericórdia, as propostas deveriam ser enviadas por carta fechada para os serviços administrativos da instituição até às 17:00 de 10 de janeiro, estando a abertura das mesmas agendadas para o dia seguinte.
Na descrição, a SCMCV indicava que a Igreja de Santo Amaro é um prédio urbano composto por três andares, quintal e sótão, com uma área total de terreno de 1.350 metros quadrados e uma área de implantação do edifício de 650 metros quadrados.
Numa portaria publicada, em 2014, em Diário da República (DR), a igreja foi classificada como monumento de interesse público.
“A atual Igreja de Santo Amaro de Castelo de Vide é resultado da reconstrução oitocentista de uma pequena ermida da mesma invocação, erguida em 1494 num arrabalde da vila, e cuja posse passou em 1534 para a Santa Casa da Misericórdia local, fundadora do hospital anexo. Progressivamente absorvida pelo casario, a igreja veio a tornar-se um dos elementos definidores e consolidadores do núcleo urbano”, lê-se na portaria.
No documento publicado em DR, é ainda indicado que, no “grande mole” do edifício, destaca-se “de imediato o volume da lanterna do cruzeiro, com elegante cúpula octogonal, que constitui o elemento arquitetónico de melhor qualidade do imóvel”.
A portaria, entre outros elementos, alude ainda à “grande riqueza decorativa” do interior do edifício, apontando a igreja como “um testemunho valioso” da expressão erudita do barroco alentejano.
-
ULS Alto Alentejo compra antigo colégio num projecto de 40ME para Campus da Saúde
O hospital de Portalegre vai ser ampliado graças à aquisição de um antigo colégio, num pro… -
Elvas: Tarifário dos Resíduos Sólidos Urbanos vai aumentar cerca de 3%
A Câmara Municipal de Elvas aprovou segunda-feira, dia 22 de Dezembro, em reunião do execu… -
Elvas: Jantar de Natal do Município juntou trabalhadores e familiares
Cerca de 700 pessoas participaram sexta-feira, dia 19 de Dezembro, no tradicional jantar d…
Carregar mais artigos relacionados
-
Polémicas balizas V-16 vão passar a ser obrigatórias em Espanha. E quem se desloca de Portugal?
A partir de 1 de Janeiro, os veículos em Espanha passam a ter de utilizar a baliza V-16 co… -
Fronteira: Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha acolhe Missa de Acção de Graças
O Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha, no concelho de Fronteira, vai acolher, no dia … -
Margarida Curinha é a nova presidente da Assembleia Intermunicipal da CIMAA
A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) realizou…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Incêndio habitacional em Portalegre deixa idosa sem casa e com queimaduras no rosto
Uma mulher de 74 anos ficou hoje desalojada e sofreu ferimentos ligeiros na sequência de u… -
Dois feridos graves no acidente em Moura helitransportados para Lisboa e Oeiras
Um ferido grave no despiste do automóvel ocorrido hoje no concelho de Moura foi helitransp… -
Polémicas balizas V-16 vão passar a ser obrigatórias em Espanha. E quem se desloca de Portugal?
A partir de 1 de Janeiro, os veículos em Espanha passam a ter de utilizar a baliza V-16 co…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Polémicas balizas V-16 vão passar a ser obrigatórias em Espanha. E quem se desloca de Portugal?
A partir de 1 de Janeiro, os veículos em Espanha passam a ter de utilizar a baliza V-16 co…