Um morto, sete feridos graves e 15 ligeiros são o resultado dos 390 acidentes registados na sexta-feira e no sábado pela GNR, segundo os dados provisórios da operação “Natal e Ano Novo 2023/2024”.
Relativamente ao acidente com uma vítima mortal, um homem com 76 anos, a GNR adianta, em comunicado, que foi uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um velocípede ocorrida cerca das 17,20h de sábado, na Estrada Nacional n.º 2, em Castro Verde, Beja.
Em resultado das acções desencadeadas pelos militares que, diariamente, estão empenhados no patrulhamento rodoviário e na prestação de auxílio aos condutores, foram fiscalizados, entre as 00:00 de sexta-feira e as 23:59 de sábado, 16.934 automobilistas.
A GNR detectou 105 automobilistas que conduziam com excesso de álcool e, destes, 58 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 gramas/litro (o máximo legal é de 0,5 g/l).
Foram ainda detidas 49 pessoas por conduzirem sem habilitação legal, adianta a Guarda Nacional Republicana em comunicado.
 Das 4.231 contraordenações rodoviárias detectadas, a GNR destaca 1.214 por excesso de velocidade, 47 por excesso de álcool, 153 por falta ou incorrecta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (cadeirinha).
Os dados referem também que 95 contraordenações se deveram ao uso indevido do telemóvel a conduzir, 412 a falta de inspecção periódica obrigatória e 154 a falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
 A GNR assegura que durante a operação irá continuar “a priorizar a fiscalização” da condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, o excesso de velocidade, a utilização indevida do telemóvel.
A utilização correta do cinto de segurança e da cadeirinha, a falta de inspecção periódica obrigatória e de seguro de responsabilidade civil obrigatório e a incorrecta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direcção e de cedência de passagem, são outras situações a que os militares vão estar atentos nas acções de fiscalização.

HN // FPA
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

ACP espalha garra e talento num fim-de-semana de conquistas

O Atletismo Clube de Portalegre (ACP) viveu um fim de semana memorável, acumulando conquis…