Realiza-se no próximo dia 24 de outubro, pelas 14:00h, nas instalações da CCDR Alentejo, IP o Workshop internacional com o tema “Circular Economy and funding schemes of Business Plans”.
Este evento pretende mostrar como o apoio financeiro existente tem permitido desenvolver projetos de introdução da circularidade nas empresas e servirá de plataforma para líderes, especialistas, parceiros DECISO e outras partes interessadas se unirem e explorarem a implementação prática dos princípios da economia circular em vários setores.
No decorrer do Workshop internacional, serão discutidos exemplos de esquemas de financiamento que de alguma forma permitiram que os processos de produção/transformação se tornem mais circulares, destacando as vantagens encontradas bem como as dificuldades. Os exemplos apresentados abrangerão as áreas cruciais de: Energia, Águas Pluviais, Agroalimentar e Planos de Financiamento.
Os participantes terão ainda entre outras a oportunidade de explorar esquemas de financiamento a nível local e europeu e descobrir como as empresas estão a encontrar formas sustentáveis ​​de financiar suas iniciativas circulares.
De referir que CCDR Alentejo, I.P. participa no projeto DECISO – Developers of Circular Solutions, financiado pelo programa European Union’s Horizon, que tem como principal enfoque no desenvolvimento de esquemas/programas financeiros de apoio a projetos de Economia Circular, com base no conceito de Ecossistema de Economia Circular (EEC).
Através do projeto pretende-se apoiar a promoção de projetos de investimento que tenham por finalidade a transição para uma economia circular à escala local e regional nas seguintes regiões: Hamburgo, Noroeste da Alemanha, Macedónia Ocidental e Alentejo. A região Alentejo é responsável pelo piloto relacionado com o agroalimentar.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Estradas portuguesas pintadas de negro: nove mortos e 215 detidos por excesso de álcool nas operações de ano novo da PSP e GNR

Nove pessoas morreram nas estradas portuguesas e 215 foram detidas por excesso de álcool n…