Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real vão estar sob aviso laranja na terça e quarta-feira devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, segundo o IPMA.
O aviso laranja para estes quatro distritos vai estar em vigor entre as 15:00 de terça-feira e as 00:00 de quarta-feira.
Os distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real já estão sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje por causa da chuva, passando depois na terça-feira a laranja.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu também aviso laranja para toda a costa portuguesa devido à agitação marítima forte.
Numa nota hoje divulgada, o IPMA indica que os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja devido à previsão de ondas de oeste com 4,5 a 5,5 metros, com altura máxima de 9 metros entre as 06:00 e as 21:00 de terça-feira.
Estes distritos passam depois a aviso amarelo entre as 21:00 de terça-feira e as 03:00 de quarta-feira.
No que diz respeito à chuva, o IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Lisboa e Santarém entre as 00:00 e as 15:00 de terça-feira.
Todos os distritos do continente, exceto Faro, Beja, Évora e Portalegre, vão estar também sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 18:00 de terça-feira devido à previsão de vento forte do quadrante sul, com rajadas até 75 quilómetros por hora, sendo até 100 quilómetros por hora nas terras altas.
O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
A previsão de mau tempo para os próximos dias levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a emitir no domingo um aviso à população, alertando para a possibilidade de inundações urbanas, cheias e deslizamentos de terras.
No aviso, a ANEPC pede a “adoção de comportamentos adequados” para prevenir consequências do mau tempo, nomeadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas e a fixação de estruturas soltas”.
Pediu igualmente cuidado na circulação junto a árvores, pela possibilidade de queda de ramos devido ao vento, evitar circular junto à orla costeira e zonas ribeirinhas, não praticar atividades relacionadas com o mar, adotar uma condução defensiva e não atravessar zonas inundadas.
-
Quarta-feira com céu nublado e chuva fraca
Céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade na região Norte e litoral Centro.… -
Terça-feira com céu muito nublado e períodos de chuva forte
Períodos de chuva, por vezes forte. Vento forte no litoral e nas terras altas, em especial… -
Feriado da Nossa Senhora da Conceição com céu nublado e pequena descida da temperatura mínima
Períodos de chuva fraca, mais provável no litoral Norte e Centro. Vento por vezes forte na…
Carregar mais artigos relacionados
-
Desporto: Elvense Duarte Soares marca golo de bicicleta na 6º Jornada da UEFA Youth League
O Benfica garantiu uma vitória sólida por 3-0 diante do Napoli, esta quarta-feira, no Benf… -
Ponte de Sor: Novo percurso pedestre atrai amantes das caminhadas
Os amantes das caminhadas e do desporto de ar livre têm, desde segunda-feira, dia 8 de Dez… -
Monforte: Alunos PIEF dão cartas no empreendedorismo em novas Oficinas Investe Jovem
No passado dia 20 de novembro, decorreram no auditório do Agrupamento de Escolas João Mari…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Monforte: Alunos PIEF dão cartas no empreendedorismo em novas Oficinas Investe Jovem
No passado dia 20 de novembro, decorreram no auditório do Agrupamento de Escolas João Mari… -
Cáritas Portalegre: Castelo Branco apela à doações para completar cabazes de Natal
O presidente da Cáritas Diocesana Portalegre - Castelo Branco, Nuno Brito, apelou hoje à d… -
Município de Campo Maior e GEDA firmam protocolo para valorização da rede de percursos pedestres
O Presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, e o Presidente da Direção do Grupo…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Desporto: Elvense Duarte Soares marca golo de bicicleta na 6º Jornada da UEFA Youth League
O Benfica garantiu uma vitória sólida por 3-0 diante do Napoli, esta quarta-feira, no Benf…