Mais de 37% dos 75.468 partos realizados em 2021 foram por cesariana, anunciou hoje a Entidade Reguladora da Saúde, que contabilizou no mesmo ano 321 óbitos fetais e neonatais em Portugal continental.
“Nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a percentagem de cesarianas no total de partos correspondeu a 30,7%, contrastando com a realidade dos hospitais privados e sociais, em que a percentagem de cesarianas ascendeu a 65,9% dos partos realizados nestes estabelecimentos”, indica uma monitorização da ERS sobre a atividade dos prestadores de cuidados de saúde de obstetrícia.
Segundo o documento, o tipo de cesariana mais representativo nos hospitais privados e sociais foi a programada (49,0%), enquanto nos hospitais públicos as cesarianas urgentes foram as mais frequentes (53,9%).
Dos 75.468 partos realizados em 2021, 60.759 foram em hospitais públicos e os restantes 14.709 decorreram em unidades fora do SNS.
A análise do regulador indica ainda que, nesse ano, ocorreram 321 óbitos fetais e neonatais (até 28 dias de vida) em Portugal continental, um rácio de óbitos por nascimento de 0,42%, mais elevado nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo (0,52%) e Alentejo (0,45%).
Quanto aos óbitos maternos, a ERS apurou que, em 2021, ocorreram três em Portugal continental.
Já quanto a acessibilidades aos 61 blocos de partos públicos e privados, a ERS adianta que cerca de 91% das mulheres em idade fértil tem um nível de acesso médio ou alto a esses serviços médicos, mas 8% dessa população feminina ainda enfrenta “um nível de acesso baixo ou a uma distância excessiva”, superior a 60 minutos de viagem, da sua residência.
“Considerando só a oferta dos 39 centros de nascimento do SNS, a população com acesso baixo ou a uma distância excessiva altera-se muito pouco, mas a população com um nível de acesso alto reduz-se de 64% para cerca de 30%, com as regiões de saúde do Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo a sofrerem as maiores alterações”, alerta, porém, a entidade reguladora.
Em termos de oferta, do total de 61 estabelecimentos que prestam serviços médicos e de enfermagem em obstetrícia e neonatologia, a maioria (63,9%) são do SNS, destacando-se ainda, entre os estabelecimentos não integrados no SNS, a maior concentração (72,7%) na região Norte.
Do total de 75.468 partos realizados, 80,5% ocorreram em estabelecimentos do SNS e 43,0% realizaram-se em Lisboa e Vale do Tejo e 34,2% no Norte, enquanto no extremo oposto encontra-se o Alentejo, que representou apenas 3,2% de todos os partos em 2021.
A ERS adianta que a monitorização agora divulgada integra uma análise mais abrangente e aprofundada que está a desenvolver na área da obstetrícia, contemplando o acesso a cuidados de vigilância materno-fetal e a serviços de urgência de obstetrícia no SNS.
-
CCDR Alentejo e IP discordam sobre maturidade do projeto da ferrovia Casa Branca-Beja
O presidente da CCDR Alentejo justificou hoje o corte de 60 milhões de euros de verbas com… -
CCDR: Economista Roberto Grilo eleito vice-presidente do Alentejo pelo conselho regional
O economista Roberto Grilo foi hoje eleito vice-presidente da Comissão de Coordenação e De… -
“Noite branca” no Alentejo: nevou em várias localidades da região (C/Vídeos e Fotos)
A noite de sexta-feira, 23 de janeiro, ficou marcada por um fenómeno pouco comum na região…
Carregar mais artigos relacionados
-
Revista Brotéria promove conversa sobre arte e contemporaneidade no MACE
A revista Brotéria vai estar em destaque no Museu de Arte Contemporanea de Elvas (MACE), n… -
Campo Maior no mapa europeu: alunos participam em projeto internacional Erasmus +na Turquia
Um grupo de alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Campo Maior participou, entr…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Sismo de magnitude 4,1 registado em Alenquer
Um sismo de magnitude 4,1 na escala de Richter com epicentro em Alenquer, no distrito de L… -
Revista Brotéria promove conversa sobre arte e contemporaneidade no MACE
A revista Brotéria vai estar em destaque no Museu de Arte Contemporanea de Elvas (MACE), n…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Reunião do Conselho Local de Ação Social de Vila Viçosa reforça compromisso com a comunidade
No passado dia 12 de fevereiro de 2026, realizou-se, na Sala Multiusos do Cineteatro Florb…