Já estão abertas as candidaturas para a XX edição dos Prémios JABA – Certame Transfronteiriço de Criações Jovens 2026, uma iniciativa promovida pelo Ayuntamiento de Badajoz, através da sua Concejalia da Juventude, que pretende incentivar a criatividade artística e valorizar o talento dos jovens da Extremadura e do Alentejo. Sob o lema “Vinte anos de criatividade sem fronteiras”, o concurso celebra duas décadas de história, afirmando-se como uma grande referência no apoio à criação artística e promovendo o intercâmbio cultural entre Portugal e Espanha.

O concurso destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 35 anos, naturais ou residentes nestas duas regiões transfronteiriças, e contempla as áreas de audiovisual, banda desenhada, design gráfico, escultura, fotografia, fotojornalismo e pintura. Para incentivar a participação, o certame atribui prémios monetários aos melhores trabalhos apresentados, incluindo oito prémios de mil euros para os participantes integrados na faixa etária dos 18 aos 35 anos, e cinco prémios júnior, no valor de 400 euros, destinados aos jovens dos 13 aos 17 anos.

As obras a concurso deverão ser obrigatoriamente originais e inéditas, e entregues entre 24 de Agosto e 25 de Setembro de 2026. Todo o processo de inscrição será efetuado de forma digital através da plataforma da Concejalia da Juventude de Badajoz, seguindo as normas específicas definidas para cada modalidade artística. Para além dos prémios atribuídos, as obras selecionadas pelo júri poderão integrar várias exposições promovidas pela organização ao longo dos anos de 2026 e 2027, proporcionando assim uma excelente oportunidade de divulgação e maior visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos novos talentos de ambos os lados da fronteira.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

PSP detém quatro homens no distrito de Portalegre, três deles por excesso de álcool

O Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP) informou que, no ú…