A empresa Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje que está a desenvolver um projeto para a adaptação da Estação Ferroviária de Elvas, que serve a Linha do Leste, para o serviço de transporte de passageiros.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a IP explica que o projeto de execução visa “promover melhorias” ao nível do espaço e das infraestruturas no edifício da estação, dotando-a com as “condições de conforto e de funcionalidade” adequadas à prestação de um serviço de “elevada qualidade”.
Fonte da IP disse à Lusa que só após a conclusão deste projeto “é que será possível adiantar uma estimativa” sobre o valor do investimento da empreitada.
O projeto agora em curso prevê que sejam efetuadas “melhorias” ao nível das acessibilidades e o arranjo exterior do largo da estação, bem como a construção de um parque de estacionamento com “50 lugares”.
De acordo com a IP, o projeto vai ser desenvolvido por um período estimado de seis meses e, posteriormente, serão desenvolvidos os procedimentos para a “promoção da intervenção de beneficiação e adaptação” para o serviço de passageiros da Estação Ferroviária de Elvas.
Na sexta-feira, os dois deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Portalegre, Ricardo Pinheiro e Eduardo Alves, manifestaram a sua “satisfação” pela aprovação no parlamento de um projeto de resolução que recomenda ao Governo o reforço de investimento na linha ferroviária do Leste.
Fonte do PS indicou à Lusa que o projeto apresentado em junho no parlamento foi votado por “unanimidade” em plenário.
De acordo com os socialistas, o projeto de resolução recomenda ao Governo que aumente a frequência do transporte de passageiros na Linha do Leste, que liga a estação de Abrantes (Santarém) à estação de Elvas, com “horários ajustados” às necessidades das populações.
O documento solicita ainda ao Governo que “planeie e enquadre” a eletrificação da Linha do Leste numa “fonte de financiamento adequada” e que “reforce” as condições de operacionalização.
O projeto recomenda ainda que o Governo “reforce as condições de conforto” do seu material circulante e estude, no âmbito da construção do Plano Ferroviário Nacional, soluções que “aproximem” a estação ferroviária de Portalegre à cidade.
-
Mau tempo: Circulação suspensa na Linha do Leste entre Torre das Vargens e Elvas
A circulação ferroviária na Linha do Leste entre Torre das Vargens e Elvas estava às 12:00… -
CCDR Alentejo: Ricardo Pinheiro com projecto que visa “afirmar o Alentejo”
O socialista Ricardo Pinheiro apresentou terça-feira, dia 6 de Janeiro, a sua candidatura …
Carregar mais artigos relacionados
-
Camiões danificam piso do Parque da Piedade
O tabuleiro superior do Parque da Piedade, em Elvas, está a sofrer uma degradação acelerad… -
Mau tempo recua: sol entre nuvens e subida das temperaturas para esta quinta-feira
Períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, dimin… -
Bloco Operatório do Hospital de Elvas fecha para obras: Cirurgias vão para Portalegre e casos urgentes seguem para Badajoz
A Câmara Municipal de Elvas informou hoje, dia 18 de Fevereiro, em comunicado conjunto com…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Mau tempo recua: sol entre nuvens e subida das temperaturas para esta quinta-feira
Períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, dimin… -
Bloco Operatório do Hospital de Elvas fecha para obras: Cirurgias vão para Portalegre e casos urgentes seguem para Badajoz
A Câmara Municipal de Elvas informou hoje, dia 18 de Fevereiro, em comunicado conjunto com… -
CCDR Alentejo e IP discordam sobre maturidade do projeto da ferrovia Casa Branca-Beja
O presidente da CCDR Alentejo justificou hoje o corte de 60 milhões de euros de verbas com…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Camiões danificam piso do Parque da Piedade
O tabuleiro superior do Parque da Piedade, em Elvas, está a sofrer uma degradação acelerad…