Nos primeiros 15 dias de setembro verificou-se um “desagravamento significativo” da situação de seca meteorológica em todo o território, em especial nos distritos da Guarda, Viseu e Castelo Branco, anunciou hoje o IPMA.
“A 15 de setembro verificou-se uma diminuição significativa da situação de seca meteorológica em todo o território, com as classes de seca moderada e severa a predominarem em todo território”, refere o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) numa análise climatológica à primeira quinzena de setembro.
Segundo o IPMA, a classe de seca extrema teve uma diminuição “muito acentuada”, mantendo-se apenas a região de Bragança nessa classe.
O IPMA salienta que em alguns locais dos distritos da Guarda, Viseu e Castelo Branco se verificou “um desagravamento muito significativo da seca meteorológica”, passando da classe de seca severa, a 31 de agosto, para a classe de seca fraca, uma vez que os valores de precipitação ocorridos foram muito superiores aos valores médios para o mês.
Na análise, o IPMA dá também conta de um “aumento do índice de água no solo”, que é “mais significativo” no litoral Norte, em toda a região Centro e no Alto Alentejo, mantendo-se “muito baixo” no Nordeste.
O IPMA avança que o valor da precipitação nos primeiros 15 dias de setembro corresponde, até à data, ao quarto setembro mais chuvoso desde 2000, sendo superado por 2014, 2002, 2006, 2021.
“As quantidades de precipitação ocorridas na primeira quinzena de setembro verificaram-se principalmente nos dias 12 a 14, com os valores mais significativos a ocorreram no interior Centro, em particular no distrito da Guarda. Neste distrito a precipitação ocorrida nos dias 12 a 14 de setembro é superior ao valor normal para o mês e cerca do triplo da precipitação normal do mês”, refere o IPMA, indicando que o total de precipitação, na primeira quinzena de setembro, corresponde a 123% em relação ao valor médio entre 1971- 2000.
De acordo com o IPMA, os valores de precipitação foram muito superiores ao normal nos distritos de Guarda, Castelo Branco, Lisboa e na zona de Beja, mas, por outro lado, foram inferiores ao normal no interior Norte, na faixa litoral entre Porto e Aveiro, numa faixa interior do Baixo Alentejo e no sotavento Algarvio.
-
Manhã com céu nublado antecede um dia de temperaturas elevadas
Nebulosidade no litoral oeste, em especial até final da manhã. Vento do quadrante oeste. … -
Sem mudanças no tempo: calor continua a dominar o país
Nebulosidade no litoral Norte e Centro, em especial até final da manhã. Vento mais intenso… -
Calor continua a fazer-se sentir com céu pouco nublado
Nebulosidade matinal, em especial no litoral Centro. Vento mais intenso junto à faixa cost…
Carregar mais artigos relacionados
-
Retroescavadora derruba telhado de casa ocupada por família de Elvas
Uma família proveniente de Elvas foi desalojada na sequência de uma operação da Câmara Mun… -
Elvas recebe a 36.ª edição do Festival Internacional de Folclore
A cidade de Elvas volta a ser palco da diversidade cultural com a realização da 36.ª ediçã…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Retroescavadora derruba telhado de casa ocupada por família de Elvas
Uma família proveniente de Elvas foi desalojada na sequência de uma operação da Câmara Mun… -
Elvas recebe a 36.ª edição do Festival Internacional de Folclore
A cidade de Elvas volta a ser palco da diversidade cultural com a realização da 36.ª ediçã… -
Despiste de camião seguido de incêndio corta estrada nacional em Serpa
O trânsito no troço da Estrada Nacional 385 (EN385) junto a Vila Verde de Ficalho, no conc…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Retroescavadora derruba telhado de casa ocupada por família de Elvas
Uma família proveniente de Elvas foi desalojada na sequência de uma operação da Câmara Mun…