A arqueóloga e historiadora Carmen Balesteros foi homenageada a título póstumo pelo Município de Elvas no sábado, dia 25 de Junho.

Falecida em 2013, Carmen Balesteros foi uma especialista em Estudos Judaicos que contribuiu decisivamente para a investigação sobre a comunidade judaica de Elvas e para a fundação da Casa da História Judaica da cidade.

Natural de Evoramonte, a homenageada foi professora na Universidade de Évora e na Escola Secundária Gabriel Pereira daquela cidade, além de autarca na Assembleia Municipal de Évora.

O conjunto de actos do passado sábado arrancou com uma visita às Judiarias de Elvas, à qual se seguiu uma sessão de tributo na Casa da História Judaica. Do lado do Município, a evocação de Carmen Balesteros esteve a cargo da vice-presidente, Anabela Cartas.

O programa deste tributo encerrou com um concerto de música judaica-sefardita pelo duo MILO, também na Casa da História Judaica, no âmbito do ciclo “A Música Encanta o Património”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Retroescavadora derruba telhado de casa ocupada por família de Elvas

Uma família proveniente de Elvas foi desalojada na sequência de uma operação da Câmara Mun…