A União de Freguesias do Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça e S. Simão vai assinalar o Centenário de nascimento do poeta e ilustre cidadão nisense, José Gomes Correia, nascido em Nisa em 22 de Junho de 1922 e falecido em 2 de Julho de 1983.
Filho António de Oliveira Correia e de Joaquina Gomes Castanho, José Gomes Correia licenciou-se em Direito e em Nisa foi secretário judicial e professor no Externato D. Dinis. É dele o discurso de inauguração do Hospital da Misericórdia de Nisa, em Abril de 1960. Foi um dinâmico animador cultural, contribuindo para a criação do Rancho Típico das Cantarinhas de Nisa, em 1964, para o qual escreveu algumas “modas” e “marchas” e foi presidente da direcção da Banda Municipal de Nisa.
Em 1966 foi nomeado para o cargo de Delegado do Ministério Público junto do Tribunal de Trabalho de Lourenço Marques e mais tarde Conservador do Registo Civil de Inhambane, assumindo, também, as funções de Juiz, nas ausências ou inexistência do mesmo. Reformou-se como Conservador do Registo Civil e regressou a Portugal em 1976 já depois da Declaração de Independência daquela ex-colónia em 25 de Junho de 1975, indo residir em Santarém onde, após inscrição na Ordem dos Advogados, exerceu advocacia, mas, por pouco tempo, devido a problemas de saúde.
Como poeta escreveu dois livros “Sonhos que morrem, sombras que ficam” (1942) e “Seara do bem e do mal” (1963), no qual revela o seu grande amor à sua e nossa terra, às nossas gentes e ao Alentejo. O primeiro, há muito esgotado, tem agora uma 2a edição patrocinada pela União de Freguesias do Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça e S. Simão. José Gomes Correia colaborou em jornais e revistas de cultura, nomeadamente o “Correio de Nisa” e a revista “Estudos de Castelo Branco”, cidade onde estudou, entre outros.
A União de Freguesias do Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça e S. Simão, concelho de Nisa, não quis deixar passar em claro esta data tão simbólica e vai assinalar no próximo sábado, dia 25 de Junho, com uma sessão de Evocação e Reconhecimento do Centenário do nascimento deste ilustre poeta e cidadão. A sessão decorrerá na sede da União de Freguesias e dela constará a leitura de poemas por antigos alunos do professor José Gomes Correia, a evocação do seu perfil social e humanista e o lançamento da 2a edição do livro “Sonhos que morrem, Sombras que ficam…”, há muito esgotado, seguindo-se o descerramento das placas toponímicas na rua da Urbanização das Amoreiras a que foi atribuído o nome deste poeta Nisense.
Este é, na opinião do presidente da União de Freguesias, João Malpique Rufino, “um modesto contributo e um justo reconhecimento pela memória do cidadão e do poeta e uma forma de lembrar às gerações actuais e vindouras, a sua inestimável contribuição para a cultura desta terra bordada de encantos.”
-
Centro de Saúde de Nisa assinala mês dedicado à saúde masculina com ações de sensibilização
O Centro de Saúde de Nisa associou-se, ao longo do mês de novembro, à campanha de sensibil… -
Mau tempo: Tornado afectou dez casas em Nisa, mas sem causar desalojados
Um fenómeno de ventos extremos, que o presidente da Câmara de Nisa, José Dinis Serra, clas… -
Ventos fortes ‘dobram’ torre de alta tensão
Uma torre de alta tensão foi danificada pelo vento ao final da manhã de quinta-feira, dia …
Carregar mais artigos relacionados
-
“O Elvas” regressou aos triunfos frente ao Serpa
“O Elvas” conquistou domingo, dia 7 de Dezembro, uma importante vitória por 1-3 no terreno… -
24 Horas TT: Portugueses reconquistam Fronteira
A tradição já não é o que era e os franceses foram derrotados na 27ª bp Ultimate 24 Horas … -
Banda da Sociedade Filarmónica Galveense a caminho do centenário
A Banda da Sociedade Filarmónica Galveense, um dos símbolos vivos da cultura no concelho d…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Banda da Sociedade Filarmónica Galveense a caminho do centenário
A Banda da Sociedade Filarmónica Galveense, um dos símbolos vivos da cultura no concelho d… -
Arronches mergulha no Natal com três dias de festa no Mercado Municipal
O Mercadinho de Natal de Arronches abriu portas no passado sábado, 6 de Dezembro, e prolon… -
Campo Maior: Jardim de Natal enche ruas de cor e encanto
No dia 6 de Dezembro, Campo Maior começou a viver o espírito natalício com a iniciativa co…
Carregar mais artigos em Região
Veja também
“O Elvas” regressou aos triunfos frente ao Serpa
“O Elvas” conquistou domingo, dia 7 de Dezembro, uma importante vitória por 1-3 no terreno…