Na reunião do Conselho Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) foi, entre outros pontos, abordada a restruturação técnica dos recursos humanos da comunidade intermunicipal, decorrente da gestão do projeto de construção da barragem do Pisão e das novas competências administrativas, bem como, o Plano de Ação e o Orçamento para o ano de 2022.
Esta aconteceu esta quinta-feira, 9 de dezembro, de forma ordinária, na Sala Polivalente da Incubadora de Empresas de Nisa, e contou a com a presença dos autarcas dos municípios associados da CIMAA.
Sobre a barragem do Pisão, foram feitas deliberações para a ratificação e abertura de vários procedimentos de contratação pública para a obtenção de serviços diversificados que vão desde os registos topográficos e aerofotográficos da região, à elaboração de um projeto de compensação pelo abate de quercíneas resultante da construção, passando ainda pela necessidade de assessoria técnica para o acompanhamento, validação e implementação dos estudos e projetos de execução do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato.
Relativamente ao Plano de Ação para 2022, depois das devidas deliberações e apreciações, foi aprovado um plano de ação compreensivo no qual está refletida a importância do Pacto para a Coesão e Desenvolvimento Territorial da CIMAA, que contará com o empenho da Estrutura de Apoio Técnico (EAT) e de todos os serviços da CIMAA para a sua conclusão e total aproveitamento das verbas previstas para o próximo ano.
O ano de 2022 será de enorme importância para a Comunidade Intermunicipal, considerando que estão em fase final vários projetos intermunicipais financiados por este pacto e, por outro lado, serão avançadas e concretizadas ações estruturantes para o território, ligadas a projetos como a barragem do Pisão, a Empresa Intermunicipal de Águas, a concessão do Serviço Público de Transporte de Passageiros ou todas as ações de combate à pandemia covid-19, entre outros.
No seguimento da aprovação do Plano de Ação para 2022, foi ainda apreciado e aprovado o Orçamento e Plano Orçamental Plurianual 2022-2026 da CIMAA, que apresenta o valor global de 10.112.433, 00 euros para 2022 e um total de 122.160.454,00 euros na soma dos anos de 2022 a 2026.
A CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo é uma entidade que tem como missão a promoção e a defesa dos interesses comuns dos quinze municípios associados, impulsionando o seu desenvolvimento integrado e sustentado, valorizando parcerias, criando sinergias e maximizando complementaridades. Entre eles estão os concelhos de Alter Do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo De Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.
-
Autarca do Crato é o novo presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo
O presidente da Câmara do Crato, distrito de Portalegre, o socialista Joaquim Diogo, foi h…
Carregar mais artigos relacionados
-
Intenção de criar zona logística na Herdade da Comenda já foi por água abaixo
A viabilidade de estabelecer uma zona industrial na Herdade da Comenda, em Elvas, para apo… -
Elvas: IMI volta a ser cobrado no Centro Histórico
O Governo terminou com a isenção automática de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de to… -
Feira de Maio dura até 19 de Maio e conta com novidades
A Feira de Maio, em Elvas, decorre até domingo, 19 de Maio, no Parque da Piedade, e este a…
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
-
Monforte: Pilotos em terra, visitas ao património
A Câmara Municipal de Monforte voltou a associar-se à organização do Festival Internaciona… -
Campo Maior: GNR alerta seniores para ameaças que podem surgir no dia-a-dia
O Centro Comunitário de Campo Maior recebeu, no dia 14 de Novembro, uma acção de sensibili… -
Elvas: Feira de Velharias angariou fundos para o Cemitério dos Ingleses
A Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses realizou domingo, dia 16 de Novembro, na…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Intenção de criar zona logística na Herdade da Comenda já foi por água abaixo
A viabilidade de estabelecer uma zona industrial na Herdade da Comenda, em Elvas, para apo…



