O auto de consignação para as obras de requalificação da Escola Básica Cristóvão Falcão, na cidade de Portalegre, num investimento que ronda os 2,6 milhões de euros, foi assinado, anunciou a câmara municipal.
Em comunicado, o município de Portalegre explica que esta empreitada no estabelecimento de ensino, cuja propriedade pertence ao Ministério da Educação, vai ser cofinanciada por fundos europeus e conta com um prazo de execução de 730 dias.
“Embora este edifício seja propriedade do Ministério da Educação, a iniciativa da requalificação é da responsabilidade do Agrupamento de Escolas do Bonfim e da Escola Cristóvão Falcão, que propuseram à Câmara Municipal de Portalegre a gestão do projeto, dos procedimentos, da empreitada e da execução da obra”, pode ler-se no documento.
Para a autarquia, esta empreitada é de “extrema importância”, uma vez que a requalificação global da Escola Básica Cristóvão Falcão “irá contribuir para o bem-estar da comunidade escolar e para o “reforço da segurança” daquele estabelecimento de ensino.
“Todo o edifício será completamente remodelado, no interior e exterior. Será climatizado a 100% e atualizado na sua totalidade, tendo em conta a nova legislação de segurança contra incêndios”, lê-se no comunicado.
“É ideia nuclear da requalificação concentrar o acesso à escola num único local, nomeadamente no acesso dos alunos, onde professores, funcionários, encarregados e outros intervenientes também passarão a fazer a sua entrada”, acrescenta.
Além da colocação de um elevador, que irá permitir o acesso a todos os pisos do edifício, o município de Portalegre indica que a escola vai ser alvo de “diversas modificações” nos pisos que a compõem.
“No piso -1, a sala de convívio será alargada, no piso zero, a cozinha e equipamentos do refeitório serão refeitos, tendo em vista as leis vigentes e equipamentos datados, no piso 1 serão intervencionadas as salas comuns, a zona de administração e a biblioteca”, pode ler-se no documento.
Já nos pisos 2 e 3 serão também intervencionadas as salas comuns, salas de aulas, a sala dos primeiros socorros, as salas dos pequenos grupos e as instalações sanitárias.
“No exterior, serão aplicados bancos e mesas, que tirarão partido das sombras das oliveiras, azinheiras e sobreiros do recreio. Serão aplicados bebedouros, um na zona de recreio e outro na zona desportiva, incluindo algumas papeleiras nas zonas mais apropriadas”, acrescentam.
No mesmo comunicado, o município revela ainda que “a grande transformação” vai ocorrer no campo de jogos, onde vai ser removido o pavimento de alcatrão e se “aplicará um piso e pavimento devido” para a prática desportiva.
-
PSP detém seis pessoas por suspeita de contrafação no mercado mensal de Portalegre
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve seis pessoas durante uma operação de combate à… -
Exames nacionais/Elvas: Resultados afixados e sem classificações suspensas
Os resultados dos exames nacionais já se encontram totalmente regularizados no Agrupamento… -
Vila Viçosa investe no futuro com novos apoios à natalidade
O Município de Vila Viçosa entregou, esta quarta-feira, 15 de julho, apoios financeiros a …
Carregar mais artigos relacionados
-
Termómetros disparam para os 35ºC em dia de céu pouco nublado
Nebulosidade no litoral Norte e Centro, em especial até meio da manhã. Neblina ou nevoeiro… -
Retroescavadora derruba telhado de casa ocupada por família de Elvas
Uma família proveniente de Elvas foi desalojada na sequência de uma operação da Câmara Mun… -
Elvas recebe a 36.ª edição do Festival Internacional de Folclore
A cidade de Elvas volta a ser palco da diversidade cultural com a realização da 36.ª ediçã…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Termómetros disparam para os 35ºC em dia de céu pouco nublado
Nebulosidade no litoral Norte e Centro, em especial até meio da manhã. Neblina ou nevoeiro… -
Retroescavadora derruba telhado de casa ocupada por família de Elvas
Uma família proveniente de Elvas foi desalojada na sequência de uma operação da Câmara Mun… -
Elvas recebe a 36.ª edição do Festival Internacional de Folclore
A cidade de Elvas volta a ser palco da diversidade cultural com a realização da 36.ª ediçã…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Termómetros disparam para os 35ºC em dia de céu pouco nublado
Nebulosidade no litoral Norte e Centro, em especial até meio da manhã. Neblina ou nevoeiro…

