Decorreu no passado sábado a Gala da Tauromaquia no espaço Kais, em Lisboa, perante uma assistência de 450 personalidades e convidados, com o objectivo de revelar os vencedores das oito categorias tauromáquicas em disputa, entre 40 nomeados, que foram eleitos pelos seus pares e pelo público através de votações telefónicas.
A Gala foi apresentada pelos jornalistas Nuno Luz e Paulo Pereira e contou com muitos convidados e figuras da tauromaquia.
Os vencedores da noite foram Francisco Palha, na categoria de Cavaleiro de Alternativa, João Silva “Juanito”, na categoria de Melhor Matador, e João Prates, dos Forcados Amadores de Coruche, na categoria de Melhor Forcado.
O prémio de Melhor Grupo de Forcados recaiu sobre o Grupo de Forcados Amadores de Évora, já a ganadaria Murteira Grave foi eleita como a Melhor Ganadaria. Tristão Ribeiro Telles venceu na categoria de Melhor Cavaleiro Amador/Praticante e Duarte Alegrete recebeu o título de Melhor Bandarilheiro. A Tauroleve foi distinguida como a Melhor Empresa Tauromáquica em 2021.
Além dos prémios nestas oito categorias, foram atribuídas duas Distinções de Mérito. Os distinguidos foram a deputada do PSD Fernanda Velez, pela forma frontal como tem defendido a cultura tauromáquica na Assembleia de República, e o secretário-geral da Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro), Helder Milheiro, pelo trabalho de defesa pública da cultura tauromáquica.
Este foi um evento com cariz solidário, com os fundos angariados a revertem para o sector taurino a norte de Portugal. Foram recolhidos 5.120 euros, que terão como destino a salvaguarda da cultura tauromáquica nortenha.
A Gala foi acompanhada com momentos de fado pelas vozes de Gustavo Pinto Bastos e Maria Pires Moura.

Fotos: Gonçalo Madeira

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano

A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…