A Universidade de Évora anunciou ter preenchido 92% das vagas na 1.ª fase do concurso nacional de acesso 2021/2022, com a colocação de um total de 1.222 novos estudantes, mantendo a tendência de crescimento dos últimos anos.
Em comunicado, no dia em que o Ministério do Ensino Superior divulgou os dados da 1.ª fase do concurso nacional de acesso (CNA), a Universidade de Évora congratulou-se por confirmar “a tendência de crescimento dos últimos anos” em licenciatura e mestrado integrado.
Para este ano letivo, a Universidade da Évora disponibilizou 1.330 vagas distribuídas por 34 cursos de licenciatura e mestrado integrado, dos quais “27 preencheram a totalidade das vagas”.
“Nos dois últimos anos, o número de estudantes colocados na 1.ª fase na Universidade de Évora teve um acréscimo de 255, correspondendo a um crescimento acumulado de 26,4% relativamente a 2019/2020”, indicou a instituição.
Quanto aos estudantes internacionais, “a totalidade das vagas foi preenchida” já nesta fase do concurso, com um total de 365 novos alunos, segundo a academia alentejana.
O Ministério do Ensino Superior revelou hoje que 49.452 novos estudantes entraram agora para o ensino superior, o segundo maior número de colocados nos últimos 30 anos, embora tenham ficado sem colocação 33% dos candidatos à 1.ª fase do CNA.
No caso da Universidade de Évora, os resultados atingidos nesta 1.ª fase são “extraordinariamente gratificantes”, congratulou-se a reitora, Ana Costa Freitas, citada no comunicado.
“Apesar das circunstâncias, a procura de formação, de qualificação e de conhecimento tem vindo a ganhar novo fôlego, permitindo à Universidade de Évora resultados muito positivos, transversais a todas as suas áreas de atuação”, salientou.
O que demonstra que a Universidade de Évora “está no caminho certo e que deverá ser, cada vez mais, um espaço dinâmico, diverso e inspirador com um papel fundamental no desenvolvimento social”.
“O interior do país, sobretudo a região do Alentejo, apresenta condições únicas para o desenvolvimento académico e profissional em áreas emergentes e assentes num modelo de desenvolvimento sustentável”, argumentou também a reitora.
A universidade está, por isso, envolvida em vários projetos nas áreas da inteligência artificial, novos modelos de tecnologias verdes para a energia, mobilidade urbana e da transição energética, nomeadamente os relacionados com a retenção de carbono.
Ainda assim, ao mesmo tempo, é na “simbiose” entre “o legado do passado e a perspetiva de futuro que devemos continuar a apostar”, defendeu.
Nesta área, “o desenvolvimento de soluções focadas no envelhecimento saudável” é “cada vez mais uma realidade” na academia alentejana, “no contexto da nova Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano e da Cátedra para a Sustentabilidade Demográfica”, afirmou a reitora.
Para a 2.ª fase do CNA, a partir desta segunda-feira e até 08 de outubro, “restam apenas 8% das vagas (105), distribuídas por sete dos cursos oferecidos”, indicou a Universidade de Évora, frisando ainda que, se houver um reforço de vagas, o vai aproveitar.
-
Elvas: Alunos levaram animação natalícia à Cruz Vermelha
A turma do 10.º F de Literatura Portuguesa, leccionada pelo professor Carlos Beirão, deslo… -
Alunos do 1.º ciclo de Santa Luzia visitam Forte de Santa Luzia em iniciativa natalícia
Nas últimas semanas, os alunos do 1.º ciclo de Santa Luzia realizaram uma visita ao Forte … -
Três carros envolvidos em acidente na EN18 (C/VÍDEO)
Ao início da tarde desta quarta-feira, dia 17 de dezembro, ocorreu uma colisão rodoviária …
Carregar mais artigos relacionados
-
Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano
A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest… -
Praticamente lotado! Distrito de Portalegre com hotelaria em alta na Passagem de Ano
De acordo com José Manuel Santos, presidente da ERT, Entidade Regional de Turismo do Alent… -
Xadrez português em missa pela alma de Maria Inês, jovem de Estremoz
Maria Inês Oliveira Caeiro, de 29 anos, natural de Estremoz, destacou-se no xadrez a nível…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Fronteira: Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha acolhe Missa de Acção de Graças
O Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha, no concelho de Fronteira, vai acolher, no dia … -
Margarida Curinha é a nova presidente da Assembleia Intermunicipal da CIMAA
A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) realizou… -
ULS Alto Alentejo compra antigo colégio num projecto de 40ME para Campus da Saúde
O hospital de Portalegre vai ser ampliado graças à aquisição de um antigo colégio, num pro…
Carregar mais artigos em Região
Veja também
Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano
A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…