Os deputados votam hoje, no parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos.
O Governo aprovou em Julho, em Conselho de Ministros (CM), uma proposta de lei que permitirá ao executivo limitar as margens na comercialização de combustíveis por portaria, caso considere que estão demasiado altas “sem justificação”, segundo o ministro do Ambiente.
Em conferência de imprensa, João Pedro Matos Fernandes disse que este diploma, que abrange também as botijas de gás, seria enviado à Assembleia da República, salientando que a medida será “limitada no tempo”.
Esta proposta de lei tem como objectivo “dar ao Governo uma ferramenta para que, quando comprovadamente as margens na venda de combustíveis e botijas de gás forem inusitadamente altas e sem justificação, este poder, por portaria, limitar essas mesmas margens”, indicou o governante.
“Uma vez aprovada [a proposta de lei], pode então o Governo, ouvindo sempre a ERSE [Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos] e a Autoridade da Concorrência, por portaria, sempre por períodos limitados no tempo, que imagino um mês, dois meses, fixar administrativamente a margem máxima para a venda dos combustíveis”, adiantou então João Matos Fernandes.
O governante recordou que esta margem é “também um somatório de margens que têm a ver com o transporte, com o armazenamento, com a distribuição grossista, com a própria distribuição retalhista”, sendo que estes valores de referência “continuam a ser calculados dia a dia por parte da ENSE [Entidade Nacional para o Setor Energético]”.
“Uma vez aprovada esta proposta de lei passamos a dispor desta ferramenta”, destacou, garantindo que hoje não tem o “Estado qualquer possibilidade” de intervir na limitação dos preços dos combustíveis e da botija de gás.
No plenário irão ainda ser votados três projectos de lei do PCP, para estabelecer um regime excepcional e temporário de preços máximos dos combustíveis líquidos, um regime de preços máximos no gás e a desoneração fiscal da electricidade produzida por fontes de energia renovável, bem como outras medidas para contrariar a escalada inflaccionista do preço da electricidade.
O CDS, por sua vez, vai levar ao parlamento um projecto de lei para a eliminação do aumento do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e o Bloco de Esquerda propõe a introdução de um regime de preços máximos de combustíveis e medidas anti-especulativas na formação dos preços de combustíveis.
-
Preço dos combustíveis volta a baixar na próxima semana
O preço dos combustíveis, essencialmente do gasóleo, tem vindo a baixar ao longo das últim… -
Preço dos combustíveis volta a baixar na próxima semana
Mantém-se a tendência de queda no preço dos combustíveis. Para a semana de 8 a 14 de Dezem… -
Grande descida no preço do gasóleo a partir de segunda-feira
Dezembro começa com boas notícias para os automobilistas: o preço dos combustíveis vai sof…
Carregar mais artigos relacionados
-
Estradas portuguesas pintadas de negro: nove mortos e 215 detidos por excesso de álcool nas operações de ano novo da PSP e GNR
Nove pessoas morreram nas estradas portuguesas e 215 foram detidas por excesso de álcool n… -
VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos
Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro… -
Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano
A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Estradas portuguesas pintadas de negro: nove mortos e 215 detidos por excesso de álcool nas operações de ano novo da PSP e GNR
Nove pessoas morreram nas estradas portuguesas e 215 foram detidas por excesso de álcool n… -
Cão abandonado junto à Clínica Veterinária de Santo Onofre em Elvas
Um cão que aparenta ter traços da raça de Pitbull foi encontrado pelo moradores do Bairro … -
Câmara de Vila Viçosa quer investir 6ME na construção de variante rodoviária
A construção de uma variante rodoviária, num investimento de seis milhões de euros, é um d…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Estradas portuguesas pintadas de negro: nove mortos e 215 detidos por excesso de álcool nas operações de ano novo da PSP e GNR
Nove pessoas morreram nas estradas portuguesas e 215 foram detidas por excesso de álcool n…