O Governo vai promover a realização de um estudo serológico a cinco mil funcionários e utentes de lares de idosos, para aumentar o conhecimento científico sobre a duração dos efeitos da vacina nesta população, foi hoje anunciado.
O estudo será conduzido “ainda em agosto” nas regiões do Alentejo e Algarve e terá “participação voluntária”, indica comunicado do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
O objetivo, explica o ministério, é aumentar o conhecimento científico atual sobre a duração dos efeitos da vacina na população idosa, analisando a imunidade nos idosos mais vulneráveis que já foram vacinados, comparando-a com a dos funcionários vacinados na mesma altura.
O estudo, promovido no âmbito do programa integrado daquele ministério de apoio aos lares de idosos devido à pandemia por Covid-19, será conduzido pela Fundação Champalimaud e pelo Algarve Biomedical Center (ABC) que “vai contactar todas as instituições destas regiões, solicitando a participação dos utentes e dos profissionais, até se atingir a meta de 5 mil participantes”.
Segundo a tutela, os testes não terão “quaisquer custos para as instituições” que participarem no estudo, cujos resultados serão apresentados publicamente em setembro.
“Os resultados do estudo serão partilhados com as autoridades de saúde e poderão contribuir para decisões futuras sobre esta matéria”, assinala.
A 05 de agosto, as autoridades de saúde contabilizavam 53 surtos ativos de infeção pelo SARS-CoV-2 em lares de idosos, com um surto em Proença-a-Nova a suscitar maior atenção por parte da União das Misericórdias Portuguesas.
De acordo com números disponibilizados então à agência Lusa pela Direção-Geral da Saúde, os 53 surtos ativos, em números atualizados na segunda-feira, envolviam 829 casos de infeção diagnosticados.
Por administração regional de saúde, era em Lisboa e Vale do Tejo que se contavam mais surtos (25) e pessoas infetadas (270).
No Norte havia 10 surtos e 247 pessoas infetadas, no Alentejo oito surtos e 68 infeções, no Centro seis surtos e 138 infetados e no Algarve quatro surtos e 106 pessoas infetadas.
-
CCDR Alentejo e IP discordam sobre maturidade do projeto da ferrovia Casa Branca-Beja
O presidente da CCDR Alentejo justificou hoje o corte de 60 milhões de euros de verbas com… -
CCDR: Economista Roberto Grilo eleito vice-presidente do Alentejo pelo conselho regional
O economista Roberto Grilo foi hoje eleito vice-presidente da Comissão de Coordenação e De… -
“Noite branca” no Alentejo: nevou em várias localidades da região (C/Vídeos e Fotos)
A noite de sexta-feira, 23 de janeiro, ficou marcada por um fenómeno pouco comum na região…
Carregar mais artigos relacionados
-
Bloco Operatório do Hospital de Elvas fecha para obras: Cirurgias vão para Portalegre e casos urgentes seguem para Badajoz
A Câmara Municipal de Elvas informou hoje, dia 18 de Fevereiro, em comunicado conjunto com… -
CCDR Alentejo e IP discordam sobre maturidade do projeto da ferrovia Casa Branca-Beja
O presidente da CCDR Alentejo justificou hoje o corte de 60 milhões de euros de verbas com… -
Torneio de Inverno AADP promete aquecer Portalegre neste sábado
Portalegre prepara-se para uma manhã de intensa competição no próximo sábado, 21 de fevere…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Covid-19: Índice de transmissão do vírus sobe para os 1,12 em Portugal – INSA
Covid-19: Índice de transmissão do vírus sobe para os 1,12 em Portugal – INSA … -
Covid-19: Transmissão do vírus baixa a nível nacional mas mantém-se elevado nos Açores e Madeira
Covid-19: Transmissão do vírus baixa a nível nacional mas mantém-se elevado nos Açores e M… -
Covid-19: Portugal com cerca de 343 casos diários e descida do índice de transmissibilidade
Alentejo regista um valor médio de Rt de1,14. …
Carregar mais artigos em Covid-19
Veja também
Bloco Operatório do Hospital de Elvas fecha para obras: Cirurgias vão para Portalegre e casos urgentes seguem para Badajoz
A Câmara Municipal de Elvas informou hoje, dia 18 de Fevereiro, em comunicado conjunto com…