Na sequência do concurso público lançado pelo município para a empreitada de consolidação e restauro dos paramentos do perímetro abaluartado exterior e cerca islâmica e medieval interior, foi assinado dia 2 de Junho, o contrato de execução da obra entre o município e a empresa vencedora.
A empreitada terá uma duração de 24 meses e a autarquia prevê que o arranque das obras ocorra até ao início de Agosto, uma vez que ainda é preciso aguardar pelo visto prévio do Tribunal de Contas, expediente exigido em empreitadas deste valor e que só pode ser pedido após assinatura do contrato.
O valor de adjudicação foi de 4.024.332,40€ e o município estima que o valor total de investimento, considerando o projeto técnico de execução, a sua revisão, encargos com fiscalização da obra, acompanhamento arqueológico e revisão de preços se encontre muito próximo dos 5 milhões de euros.
A obra está financiada a 75% por fundos comunitários do Alentejo 2020 e o município conta com um empréstimo BEI e outros fundos próprios para assegurar a contrapartida nacional.
Em paralelo, decorre um processo REVIVE para concessão de espaço no interior da fortaleza para o desenvolvimento de projetos privados, sem comprometer a natureza pública do imóvel.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Intenção de criar zona logística na Herdade da Comenda já foi por água abaixo

A viabilidade de estabelecer uma zona industrial na Herdade da Comenda, em Elvas, para apo…