A Universidade de Évora regista uma taxa de adesão “elevada” de alunos convocados para a realização de testes à covid-19, mas a associação académica atribui a descida dos diagnósticos ao facto de os estudantes agora permanecerem do meio universitário.
“No que respeita à aceitação ou rejeição dos estudantes” para realizar teste, “não registamos alterações significativas”, estando o número de alunos testados “em conformidade com o estabelecido”, indicou hoje à agência Lusa uma fonte da Universidade de Évora (UÉ).
Segundo a mesma fonte, na “chamada semanal” para uma “amostra de alunos” realizar teste à covid-19, feita pela academia através de correio eletrónico, “a adesão é elevada” e ronda “sempre percentagens nunca abaixo dos 90%”.
Já o presidente da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), Henrique Gil, disse à Lusa que o número de testes à covid-19 realizados na academia tem vindo a cair nas últimas semanas.
“Na semana de 19 a 23 de abril, que foi a que teve mais testes”, devido ao reinício das aulas presenciais na UÉ, “1.699 alunos foram testados”, enquanto que “na semana de 17 a 21 deste mês foram apenas 232”, precisou.
Henrique Gil assegurou que “não há recusa” dos alunos para realizar o teste à covid-19, considerando que a diminuição dos diagnósticos está relacionada com a “comodidade das pessoas”.
“Os estudantes no regresso das aulas presenciais fizeram o teste, mas, como não se vão embora para casa e ficam no mesmo meio, não têm estado a fazer teste”, exemplificou.
O jornal Público noticiou, na terça-feira, que na Universidade de Lisboa a adesão dos estudantes convocados à testagem passou de dois terços para um terço e que no Politécnico de Setúbal a taxa passou de 70% para os 15%.
Um total de 3.125 estudantes da universidade já realizou teste à covid-19, desde o passado mês de abril, de acordo com a fonte da instituição alentejana.
“Nas primeiras semanas” desse mês, sublinhou, foi efetuado “um maior número de testes”, devido ao regresso dos alunos às aulas presenciais, mas, desde o final de abril, “são testados em média 270 estudantes por semana, sobretudo os das licenciaturas”.
Do total de 3.125 testes realizados desde abril na academia, “apenas um foi positivo”, assinalou a mesma fonte, salientando que este caso de covid-19 detetado não teve “qualquer consequência ao nível da transmissão”.
A fonte da UÉ realçou ainda que “muitos estudantes são testados nas instituições onde se encontram a estagiar”, como os alunos dos cursos de enfermagem, educação e outros, o que “faz subir o número de estudantes testados”.
-
Homem morre após despiste de motociclo em Évora
Um homem de 76 anos morreu hoje na sequência do despiste do motociclo que conduzia no Cami… -
Fisioterapeuta Luís Branquinho debate prevenção de lesões desportivas com alunos da Secundária de Elvas
A Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, acolheu, no passado dia 26 de Maio, uma palest… -
Finalistas de Campo Maior homenageados pelo Município
O Presidente do Município, Luís Rosinha, deslocou-se à Escola Secundária de Campo Maior pa…
Carregar mais artigos relacionados
-
Elvas: SIR acolhe primeira palestra do ciclo “Conversas Ambientalmente Corretas”
O grupo informal de cidadãos “Agir Verde”, sediado no concelho de Elvas e dedicado às ques… -
Elvas celebra Corpo de Deus com Eucaristia e procissão pelas ruas da cidade
A Unidade Pastoral de Elvas assinala esta quinta-feira, dia 4 de junho, a Solenidade do Co… -
Do calor ao fresco: Queda de 10º C marca mudança do tempo
Diminuição gradual de nebulosidade. Precipitação fraca no litoral Norte e Centro até ao fi…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Covid-19: Índice de transmissão do vírus sobe para os 1,12 em Portugal – INSA
Covid-19: Índice de transmissão do vírus sobe para os 1,12 em Portugal – INSA … -
Covid-19: Transmissão do vírus baixa a nível nacional mas mantém-se elevado nos Açores e Madeira
Covid-19: Transmissão do vírus baixa a nível nacional mas mantém-se elevado nos Açores e M… -
Covid-19: Portugal com cerca de 343 casos diários e descida do índice de transmissibilidade
Alentejo regista um valor médio de Rt de1,14. …
Carregar mais artigos em Covid-19
Veja também
Elvas: SIR acolhe primeira palestra do ciclo “Conversas Ambientalmente Corretas”
O grupo informal de cidadãos “Agir Verde”, sediado no concelho de Elvas e dedicado às ques…