Um surto de covid-19 na freguesia rural de Terrugem, no concelho de Elvas, obrigou ao encerramento de uma escola do 1.º ciclo do ensino básico, disse hoje à agência Lusa o presidente da câmara, Nuno Mocinha.
“Neste momento, segundo dados recolhidos ontem [quarta-feira], há 32 casos ativos nesta freguesia”, disse.
De acordo com o autarca, o encerramento da escola é nesta altura “pouco relevante” perante a situação que se vive naquela freguesia, uma vez que os alunos entravam em período de férias na sexta-feira, perdendo apenas dois dias de aulas.
No entanto, o autarca sublinhou que o encerramento da escola foi uma medida tomada pelas autoridades de saúde por “precaução”, uma vez que há alunos “identificados com casos positivos”.
Nuno Mocinha explicou ainda que o rastreio junto da comunidade continua a ser efetuado e à medida que têm realizado esses mesmos testes têm surgido casos.
“Ontem [quarta-feira] ainda fizemos o rastreamento com testes rápidos no lar de Terrugem, porque estamos convencidos de que podem derivar daí alguns casos positivos”, acrescentou.
Na sexta-feira está prevista a realização de mais testes na comunidade, estando a Câmara de Elvas “a seguir”, com “cuidado redobrado”, a situação epidemiológica naquela freguesia.
Segundo apurou o jornal Linhas de Elvas nesta localidade existe o receio de poder haver utentes e funcionários infectados num lar de idosos.
Uma criança de uma sala do ensino pré-primário da Boa-Fé, em Elvas, foi encaminhada para quarentena pela escola depois de um teste positivo. A criança, que tem aproximadamente quatro anos de idade, foi transportada para o Hospital Dona Estefânia, em Lisboa.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.636.687 mortos resultantes de mais de 73,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 5.815 pessoas dos 358.296 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
-
Elvas: Abatimento de passeio na Avenida da Piedade só será reparado de 15 a 19 de Dezembro
A empresa Aqualia informou, através de um comunicado enviado a este semanário, que "devido… -
Escolas encerradas e consultas, análises e exames adiados. Os principais efeitos da greve em Elvas
Os efeitos da greve geral de hoje também já se estão a fazer sentir em Elvas. Escolas ence… -
Roubo de cabos deixa dezenas de moradores sem internet e televisão há mais de 15 dias
As zonas da Aldeia do Pombal e de São Pedro das Vinhas, no concelho de Elvas, encontram-se…
Carregar mais artigos relacionados
-
Estrada cortada entre Borba e Vila Viçosa por razões de segurança
A variante à Estrada Nacional 255, que liga Borba e Vila Viçosa acaba de ser cortada por "… -
Estamos há muito numa greve grave – a do coração
Os dias têm acordado cinzentos, as ruas estão silenciosas, e as noites chegam introspectiv…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Covid-19: Índice de transmissão do vírus sobe para os 1,12 em Portugal – INSA
Covid-19: Índice de transmissão do vírus sobe para os 1,12 em Portugal – INSA … -
Covid-19: Transmissão do vírus baixa a nível nacional mas mantém-se elevado nos Açores e Madeira
Covid-19: Transmissão do vírus baixa a nível nacional mas mantém-se elevado nos Açores e M… -
Covid-19: Portugal com cerca de 343 casos diários e descida do índice de transmissibilidade
Alentejo regista um valor médio de Rt de1,14. …
Carregar mais artigos em Covid-19
Veja também
Estrada cortada entre Borba e Vila Viçosa por razões de segurança
A variante à Estrada Nacional 255, que liga Borba e Vila Viçosa acaba de ser cortada por "…