Cinco doentes internados no hospital de Évora e dois profissionais de saúde estão infectados pelo vírus que provoca a covid-19, o que levou à suspensão temporária dos internamentos e altas em dois serviços, informou hoje a unidade hospitalar.
Em comunicado enviado à agência Lusa, o conselho de administração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) indicou que os serviços com internamentos e altas suspensos são os de Medicina 1 e de Psiquiatria e Saúde Mental.
O primeiro caso de covid-19 detetado foi o de um doente que estava internado no Serviço de Psiquiatria, pelo que foi determinada a realização de despiste a todos os contactos de risco, indicou a unidade hospitalar alentejana.
Segundo o HESE, este doente deu entrada no Serviço de Urgência e foi testado por duas vezes, de acordo com o protocolo estabelecido para todos os doentes que necessitam de internamento, tendo ambos o resultado negativo.
O hospital de Évora adiantou que o doente foi, inicialmente, internado no Serviço de Medicina 1 e, posteriormente, no de Psiquiatria, onde começou a apresentar sintomas compatíveis com covid-19.
“Repetiu o teste e o resultado foi positivo”, adiantou, referindo que o Serviço de Saúde Ocupacional do HESE ativou “de imediato” o plano de contingência e iniciou “os procedimentos de avaliação de risco de profissionais e de doentes internados”.
De acordo com a unidade hospitalar, foram então realizados testes de rastreio e, até agora, então confirmados mais quatro doentes infetados no Serviço de Medicina 1, num total de cinco doentes com covid-19.
Os doentes infetados “foram transferidos para enfermarias covid, encontrando-se estáveis e não inspiram cuidados”, assinalou a unidade hospitalar, indicando que os familiares já foram contactados pelo hospital e informados da situação.
Quanto aos profissionais de saúde do Serviço de Medicina 1, precisou o HESE, foram realizados cerca de 50 testes, dos quais resultaram dois casos positivos para o novo coronavírus que provoca a doença covid-19.
Os profissionais de saúde infetados “estão de quarentena no domicílio e não inspiram cuidados” e os restantes “continuam a exercer funções, cumprindo todas as medidas de segurança, em vigilância ativa”, notou.
O hospital de Évora sublinhou que doentes e profissionais de ambos os serviços “continuarão a ser testados nos próximos dias” e que a Medicina 1 e a Psiquiatria e Saúde Mental têm “os internamentos e as altas suspensos até normalização da situação”.
Citada no comunicado, a presidente do conselho de administração do HESE, Maria Filomena Mendes, afirmou que apesar de o hospital de Évora não ter tido anteriormente “nenhuma situação destas desde o início da pandemia, a probabilidade de tal acontecer aumenta à medida que na comunidade o número de casos positivos e ativos aumenta, mesmo cumprindo rigorosamente todos os protocolos de segurança”.
“Estamos a monitorizar os profissionais e os doentes em permanência, em vigilância ativa e a cumprir todas as medidas do nosso plano de contingência. Entre os positivos temos, até agora, apenas dois doentes e um profissional com sintomas e os restantes encontram-se assintomáticos”, acrescentou.
-
Três carros envolvidos em acidente na EN18 (C/VÍDEO)
Ao início da tarde desta quarta-feira, dia 17 de dezembro, ocorreu uma colisão rodoviária … -
Homem sofre ataque cardíaco e morre no Mercado de Évora
Um homem faleceu nesta quarta-feira , 19 de Novembro, num dos parques de estacionamento do… -
Cinco toneladas de mel apreendidas pela ASAE em Évora e Aljustrel
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cinco toneladas de mel, p…
Carregar mais artigos relacionados
-
VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo
Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s… -
2025 despede-se com frio polar, geada e meia-noite sem chuva
Céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se nublado no Algarve. Neblina ou nevoeiro em esp… -
Polémicas balizas V-16 vão passar a ser obrigatórias em Espanha. E quem se desloca de Portugal?
A partir de 1 de Janeiro, os veículos em Espanha passam a ter de utilizar a baliza V-16 co…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Covid-19: Índice de transmissão do vírus sobe para os 1,12 em Portugal – INSA
Covid-19: Índice de transmissão do vírus sobe para os 1,12 em Portugal – INSA … -
Covid-19: Transmissão do vírus baixa a nível nacional mas mantém-se elevado nos Açores e Madeira
Covid-19: Transmissão do vírus baixa a nível nacional mas mantém-se elevado nos Açores e M… -
Covid-19: Portugal com cerca de 343 casos diários e descida do índice de transmissibilidade
Alentejo regista um valor médio de Rt de1,14. …
Carregar mais artigos em Covid-19
Veja também
VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo
Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s…