O Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro foi hoje oficialmente inaugurado, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.

O acto oficial teve lugar no Auditório do novo espaço e usaram da palavra, para além do Ministro da Educação e Ciência, o presidente da Assembleia Municipal, Pedro Murcela; o presidente do Município, Ricardo Pinheiro; o director do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Emílio Pernas e o Comendador Rui Nabeiro.
Pedro Murcela revelou a sua satisfação por Campo Maior ter ao seu dispor um equipamento com as melhores condições para os alunos campomaiorenses.
Já o autarca Ricardo Pinheiro começou por saudar todos os alunos que este ano iniciaram o seu ano lectivo no novo Centro Escolar, reiterando depois o seu “orgulho por, passados dois anos do início da obra, ter o privilégio de inaugurar” este equipamento que vem colocar Campo Maior na linha da frente do ensino a nível nacional e europeu.
O presidente do Município afirmou que a mudança para esta nova escola permite aos estudantes “ter concentrado no mesmo edifício refeitório, pavilhão desportivo, laboratórios, biblioteca, auditório e salas de apoio, entre muitas outras valências, que permitem aos alunos permanecer no mesmo espaço, com conforto, com segurança e acima de tudo, com condições para que o seu sucesso escolar seja uma realidade”.
Ricardo Pinheiro fez questão de realçar a importância do projecto “Campus Maior”, que consiste na criação de um Centro de Robótica, Criatividade e Pensamento Computacional, que tomará como referência conceptual e prática, a sala de aula do futuro, quer nos seus conteúdos e abordagens, quer nas valências e áreas fundamentais.
Sobre o nome atribuído ao Centro Escolar, o autarca deixou uma palavra para o Comendador Rui Nabeiro, “um visionário que apostou na formação dos seus funcionários, quando alguns empresários viam apenas mais uma despesa para as suas empresas, reflectindo-se essa aposta no crescimento da sua empresa, que acabou por se tornar no maior empregador do distrito. É por este percurso de vida, por este exemplo de vida para todos nós que atribuímos o nome a este edifício de Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro”.
José Emílio Pernas realçou o empenho e dedicação de professores, alunos e assistentes operacionais, em conjunto com o Município de Campo Maior, para “ultrapassar os problemas próprios de uma mudança desta dimensão e graças aos quais foi possível, em menos de três semanas, ter o Centro Escolar a funcionar da melhor maneira”.
O Comendador Rui Nabeiro agradeceu a homenagem que lhe foi feita ao atribuir o seu nome ao Centro Escolar, incitando todos a dar o seu melhor em prol da comunidade de modo que este novo espaço seja “uma referência para todos e para que Campo Maior, mais uma vez, se possa destacar”.
O ministro Nuno Crato revelou sentir que está a fechar um ciclo, uma vez que, há cerca de dois anos atrás, esteve exactamente no mesmo espaço, então um descampado, para colocar a primeira pedra deste projecto. O governante manifestou o seu agrado por ver esta obra concluída, afirmando que esta deve ser um orgulho para o país, no geral, e para Campo Maior em particular.
Terminados os discursos o grupo de teatro do Município “EntrePalcos” apresentou um excerto da peça “A Magia das Cores”.
Seguiu-se o descerrar de uma placa alusiva à inauguração e uma visita às instalações do novo espaço.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Voto antecipado: 377 eleitores votaram em Elvas

O voto antecipado em mobilidade para as eleições Presidenciais decorreu domingo, dia 11 de…