A coordenadora distrital do “Nós Cidadãos”, Paula Lebre, esclareceu quinta-feira, dia 7 de Janeiro, as razões que levaram, em sintonia com a Comissão Política Nacional, a aceitar o convite do CDS-PP de Elvas para “conversar sobre a cidade e os seus cidadãos”.

O “Nós Cidadãos” explica que, em primeiro lugar, “por educação não se nega um convite de boa fé”, por outro, “por dever cívico uma vez que a política peca por jogos políticos a bem dos partidos em detrimento da conversa aberta ou debates pelo bem comum” e, por outro lado, “por coerência de valores de direito plurar de pensamento, de opinião e sobretudo do direito de acção que o 'Nós Cidadãos' defende”.
Paula Lebre refere que o “Nós Cidadãos” tem “aceite os convites de várias formações partidárias à direita e à esquerda, para debater o bem comum”.
“A falta de iniciativa ou de interesse por parte das forças politicas locais em promover espaços e oportunidades de debate sem preconceitos ideológicos, com liberdade de expressão tem desmobilizado a participação dos cidadãos nas questões e problemas colectivos num ambiente egocêntrico em que cada um por si resolve os seus problemas com os recursos a que tiver acesso”, salienta em comunicado.
No comunicado pode ler-se ainda que o “Nós Cidadãos” nasceu “da vontade e coragem em restaurar a dignidade dos actores políticos e da vida pública promovendo a emancipação cívica onde o exercício de cidadania de cada individuo passe a ser consequente nas decisões que afectam o bem comum e não um veículo promotor de interesses pessoais e gananciosos.
Só com maturidade democrática, que se revela no respeito pelo direito à diferença, se consegue reactivar na esfera pública o espaço de debate em liberdade e em que cada cidadão tenha poder deliberativo nos assuntos de forma a desenvolver processos de formação democrática e de sentimento colectivo na construção do futuro.
Novos hábitos urgem na política local para reconquistar a confiança dos cidadãos nos actores políticos. O sentido de missão pelo bem comum não pode ser um conflito ao sentido de missão de um partido ou de outras elites.
“Nós Cidadãos” é o espaço de intervenção cívica em que , sem perder a sua identidade nos verdadeiros valores sociais democratas pretende reconquistar a dignidade da vida publica sob a égide dos valores éticos , de transparência e de direito à diferença .
Em modo de esclarecimento, o NC tem uma direcção bem definida nos valores da social democracia em que cada cidadão será bem vindo e terá um papel de construção.
Unir os valores éticos de todos os cidadãos é a maior força para recuperarmos a dignidade cívica colectiva e assim o renascimento da integridade nos actos políticos. Cidadania é um acto de construção”, conclui o “Nós Cidadãos”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Política

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…