Maria Manuela Faria substitui interinamente José Alberto Moreira Duarte no cargo de director-geral dos Estabelecimentos Escolares, que hoje cessou a comissão de serviço. A saída do director-geral era aguardada na sequência do processo instaurado pelo Ministério da Educação relacionado com irregularidades graves no concurso de selecção de delegados regionais do Alentejo, Centro e Algarve.

A informação foi enviada a todos os colaboradores da DGESTE por Maria Manuela Faria, na qualidade de subdirectora-geral dos Estabelecimentos Escolares, acrescentando que assume “todas as legais competências” em consequência da ordem de serviço da secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão.

A meio do mês em curso, o Ministério da Educação assumiu que pretendia afastar José Alberto Moreira Duarte, por considerar que o director-geral tinha violado forma grave as regras do Código do Procedimento Administrativo. Um dos casos relaciona-se com o concurso público dos delegados regionais de educação, anulado ainda pelo anterior por um secretário de Estado do anterior governo. As irregularidades no referido concurso foram determinadas pela Secretaria-Geral do Ministério da Educação e pelo Provedor de Justiça.

Nos casos das nomeações dos delegados regionais do Alentejo, Centro e Algarve, José Alberto Duarte cumpriu com a determinação de anular o concurso mas nomeou os mesmo directores regionais em regime de substituição.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Presépios em exposição no Convento de Nossa Senhora da Luz até 18 de janeiro

O Convento de Nossa Senhora da Luz acolhe, desde quarta-feira, 17 de setembro, uma exposiç…