A associação cultural “Um Coletivo” apresenta, de 11 a 24 de Abril, em Elvas, uma residência artística de Marc Xavier, intitulada “E Se…”.

Trata-se de uma parceria entre “Um Coletivo” e a “Planetalquimia”, cujo objectivo visa implicar a comunidade residente na criação de objetos artísticos contemporâneos, promovendo vínculos a projectos criativos e laços afectivos com os impulsionadores destes projetos.
A primeira residência, de Marc Xavier, decorre entre 10 e 24 de Abril, com apresentação no dia 21, em horário a designar, no espaço Alma, da rua da Cadeia.

O projecto de Marc Xavier

“E se…” pretende reflectir sobre as decisões que realizamos ao longo da nossa vida, e que nos transformam irreversivelmente. O ponto de partida deste espectáculo é a premissa de que em cada escolha que faço existe um Marc que segue essa decisão, e que existem tantos Marcs quantas as infinitas decisões que tomamos. Durante precisamente uma hora proponho a existência de um buraco negro virtual através de um ecrã de computador, ligando-me a possibilidades e projecções de um outro presente.

O que é uma residência artística?
Segundo o dicionário, residência, é o nome dado para: domicílio; 2. Casa onde se reside, morada; 3. Casa de habitação dada pelo governo, autoridades locais ou corporação, para certos funcionários residirem, enquanto exercerem as sua funções na localidade; 4. Habitação do pároco.
Falar em residência artística, em primeira instância, significa habitar o lugar onde se desenvolverá o trabalho, em diálogo com os demais contextos e integrantes da residência (artistas locais, artistas visitantes, produtores, curadores, público, funcionários, ascensoristas, seguranças, gato, cachorro, galo, etc.) a fim de produzir um trabalho artístico.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

PSP detém em Elvas indivíduo de 46 anos condenado por vários crimes, mulher de 73 por furto e jovem de 22 sem carta de condução

Um homem foi detido pela PSP, em Elvas, no distrito de Portalegre, na sequência de um mand…