Vigo e Porto e Évora e Mérida são os dois “corredores” onde vai ser testada a tecnologia de carros autónomos europeus baseados na rede 5G. O acordo foi assinado dia 10 de Abril no Digital Day.
O projecto de desenvolver corredores entre vários países europeus está em marcha e a assinatura do acordo entre Portugal e Espanha, este mês durante a conferência Digital Day que decorreu em Bruxelas, é mais um passo para a criação de uma rede de autoestradas prioritárias para o desenvolvimento da tecnologia de condução autónoma, baseada em redes 5G.
Portugal já estava na lista anunciada em Setembro com a divulgação da iniciativa, juntando-se a uma série de países que vão avançar nesta primeira fase de testes.
O acordo conta com o compromisso dos estados membros e da indústria para iniciar os testes em várias estradas, incluindo os corredores Portugal-Espanha já referidos, mas também Metz-Merzig-Luxemburgo; Roterdão-Antuérpia-Eindhoven; o corredor entre a Noruega e a Finlândia, conhecido como a E8 Aurora Borealis que passa entre Tromsø e Oulu; e ainda a Nordic Way, entre a Suécia, Finlândia e Noruega.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

Arronches celebrou a entrada em 2026 com concerto da Orquestra Ibérica

A Orquestra Ibérica regressou a Arronches, no domingo, 11 de janeiro, para um concerto que…