A Officina Mundi, o novo estúdio e galeria de arte, instalada no Convento de São Bento de Avis, situado em pleno Centro Histórico de Avis, vai ser inaugurada amanhã, 5 de Maio, na presença do secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado; da directora Regional de Cultura, Ana Paula Amendoeira; e do presidente da Câmara Municipal de Avis, Nuno Silva.
A cerimónia oficial vai iniciar, às 18 horas, com a recepção às entidades convidadas, seguindo-se a sessão formal de inauguração daquelas instalações, o descerramento da placa alusiva ao ato e uma visita ao local.
O novo atelier, um espaço de promoção e valorização da arte contemporânea em Portugal, tem como objectivo “aproximar o público das artes visuais, procurando desmistificar a suposta complexidade associada à arte contemporânea, aos artistas e ao processo criativo” e vai contar com a colaboração da artista Joana Villaverde que ali irá desenvolver o seu projecto.
A nova valência, enquadrada na estratégia de valorização do património histórico e cultural do Município e da região, recebeu um investimento de cerca de 180 mil euros.
O espaço, aberto regularmente ao público, incluirá uma diversidade de exposições, acolhimento de artistas nacionais e internacionais, encontros com agentes culturais (artistas, comissários, críticos, coleccionadores, filósofos e outros), sessões de documentários e ficção, entre outros, numa programação, anualmente definida e desenvolvida, com vista a maximizar parcerias e a integrar iniciativas e programas culturais já existentes no Alentejo.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

Elvas: Caixa Multibanco será retirada definitivamente da Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova

A Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova informou, através de uma publicação na …