O Presidente da República apresentou hoje cinco razões para propor e decretar o estado de emergência em Portugal para combater a pandemia de Covid-19, solidariedade, prevenção, certeza, contenção e flexibilidade.
Marcelo Rebelo de Sousa falou durante 13:40, numa comunicação aos portugueses, a partir do Palácio de Belém, em Lisboa, para explicar os motivos da sua decisão para conter a pandemia e os seus efeitos na economia e na sociedade.
A primeira é o “reforço da solidariedade dos poderes públicos e deles com o povo”, justificando que Portugal precisa de “aprender com os outros” países que, enfrentaram a epidemia há mais tempo e com “passos graduais”, e agora adotar medidas fortes.
“Mesmo parecendo que pecamos por excesso”, disse.
A segunda razão foi a prevenção, para que o executivo de António Costa, que tem “uma tarefa hercúlea” pela frente, possa “tomar decisões” com rapidez, “ajustadas” e que seja “necessárias no futuro”.
Em terceiro ligar, a “certeza”, dado que é preciso prever que um “quadro legal de intervenção” e garantir que, no futuro, não venha a ser “questionado o fundamento jurídico” das decisões.
Em quarto lugar está a “contenção”, de forma a garantir que o decreto de estado de emergência não “atinge o essencial dos direitos fundamentais”.
Por último, em quinto lugar, o decreto garante flexibilidade na reavaliação da situação do país dentro de 15 dia pelo Governo, tendo em conta a evolução da pandemia.
-
Retroescavadora derruba telhado de casa ocupada por família de Elvas
Uma família proveniente de Elvas foi desalojada na sequência de uma operação da Câmara Mun… -
Elvas recebe a 36.ª edição do Festival Internacional de Folclore
A cidade de Elvas volta a ser palco da diversidade cultural com a realização da 36.ª ediçã… -
Despiste de camião seguido de incêndio corta estrada nacional em Serpa
O trânsito no troço da Estrada Nacional 385 (EN385) junto a Vila Verde de Ficalho, no conc…
Carregar mais artigos relacionados
-
Retroescavadora derruba telhado de casa ocupada por família de Elvas
Uma família proveniente de Elvas foi desalojada na sequência de uma operação da Câmara Mun… -
Elvas recebe a 36.ª edição do Festival Internacional de Folclore
A cidade de Elvas volta a ser palco da diversidade cultural com a realização da 36.ª ediçã…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Onda de calor persiste com discreto recuo nas temperaturas máximas
Tempo quente com céu pouco nublado ou limpo. Vento mais intensonas terras altas. Tempo que… -
Covid-19: Índice de transmissão do vírus sobe para os 1,12 em Portugal – INSA
Covid-19: Índice de transmissão do vírus sobe para os 1,12 em Portugal – INSA … -
Covid-19: Transmissão do vírus baixa a nível nacional mas mantém-se elevado nos Açores e Madeira
Covid-19: Transmissão do vírus baixa a nível nacional mas mantém-se elevado nos Açores e M…
Carregar mais artigos em Covid-19
Veja também
Retroescavadora derruba telhado de casa ocupada por família de Elvas
Uma família proveniente de Elvas foi desalojada na sequência de uma operação da Câmara Mun…