Um novo serviço de internamento para doentes suspeitos ou infectados com Coronavirus entra hoje em funcionamento no Hospital de Santa Luzia (HSLE), em Elvas. A outra unidade do distrito de Portalegre, o Hospital Dr José Maria Grande, também irá dispor de igual serviço mas, até ao momento, e após contacto do gabinete de imprensa da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), ainda não obtivemos confirmação de quando entrará em funcionamento.
 Em Elvas, o serviço irá ocupar a enfermaria onde funcionava o serviço de Ortopedia que, entretanto, se juntou ao serviço de cirurgia. O serviço de Ortopedia bem como o de cirurgia sofreram reduções drásticas de casos programados, suspensos desde o início do surto pandémico. Actualmente, os internamentos funcionam ambos no serviço de cirurgia e só se ocupam de urgências cirúrgicas ou ortopédicas.
 O Covidário é uma resposta a uma determinação governamental que pretende que também os hospitais periféricos se ocupem dos casos que necessitem de internamento hospitalar, quer os confirmados quer os suspeitos cujos pacientes sofram de patologias de risco.
 No HSLE as áreas “covidário” (áreas onde se centralizará a assistência doentes suspeitos ou portadores do novo corona vírus) ficarão assim restritas ao novo serviço de internamento e ao serviço de urgência cujo espaço, entretanto, também já havia sido alargado para a zona das consultas externas, permitindo mais e melhores condições para doentes e profissionais, neste momento tão complicado das instituições de saúde.
 
Vários casos suspeitos analisados

 Nos hospitais de Santa Luzia e José Maria Grande, sabe o Linhas de Elvas, vários casos suspeitos têm dado entrada nas urgências, sendo, até ao momento todos negativos.
As análises/testes são enviadas, após colheita, para o hospital do Espírito Santo, em Évora, unidade que efectua todas as análises oriundas do Alentejo, de Portalegre a Beja.
 
ULSNA na linha da frente
Recorde-se que, em termos oficiais e até ao momento, Portalegre é o único distrito do pais sem casos confirmados o que não invalida que a entidade de saúde da região – a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano não esteja a organizar uma estratégia logisticamente complexa para fazer face ao que possa vir a ser o alastrar desta doença. A isto tem-se juntado o empenho dos seus profissionais e a solidariedade de algumas entidades e empresas e particulares que, sabe o Linhas de Elvas se têm disponibilizado quer sob a forma de donativos quer na oferta de serviços quer em equipamentos de protecção individual daqueles que estarão na primeira linha de combate.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Covid-19

Veja também

Mensagem de Ano Novo do Arcebispo de Évora

No início do Ano Novo de 2026, por ocasião da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, o Ar…