“Os casos que existem em Elvas são os mesmo 9 de sempre”, desmentindo assim as notícias “alarmistas” divulgadas pela Rádio Campanário.
“Os casos que existem são os mesmos nove de sempre. Há vários dias que não existem novos casos, facto confirmado aliás pelo boletim diário da Direcção-Geral de Saúde (DGS)”.Segundo o autarca elvense, “ao início surgiam 8 casos, alterados depois, há mais de 15 dias, para 9 devido à nova metodologia de contagem, aliás bem explicada no site da DGS”.Acontece que uma rádio da região, a Campanário, tem, repetidamente, anunciado que existem novos casos em Elvas, facto que tem causado alarmismo na população e comentários de diversa índole nas redes sociais. “É falso! Que interesse teria eu em mentir se fosse verdade?, refere o autarca.
Os casos de Elvas
O primeiro caso a surgir no concelho foi o da cidadã brasileira detida na fronteira do Caia pela GNR quando tentava introduzir droga no país, passando a salto a barreira alfandegária depois de ter sido proibida a sua entrada em Portugal.Mais tarde surgiram três casos, todos da mesma família e um outro posteriormente. No hospital de Santa Luzia, quatro novos casos foram testados positivamente, mas depois, em segundos testes, já testaram negativo.“Não há mais casos a não ser estes”, garante Nuno Mocinha que refere ainda que, “segundo as regras, “se alguém residente neste concelho testar positivo em Almada, por exemplo, ficará registado no seu lugar de residência, podendo nem sequer cá estar”.Este tipo de alarmismos, que poderão servir muitos interesses, são altamente lesivos para uma cidade e uma região que precisam urgentemente de ganhar confiança externa, constituindo um lugar seguro para os cidadãos nacionais virem passar as suas férias de verão, visitar os seus monumentos e apreciar a sua gastronomia.“Os dados da DGS não mentem, e são públicos”, observa o presidente Nuno Mocinha. Dos testes realizados nos últimos dias não se têm verificado quaisquer alterações, sendo necessário recuar até ao dia 17 de Abril, a última vez que as amostras deram resultado positivo.
Esta era a notícia publicada no diário on-line do linhas de Elvas, que poderá clicar abaixo, em notícia relacionada, onde, já no dia 18 de Abril de 2020, ou seja, há mais de um mês, o número relatado por Nuno Mocinha já era de nove infectados, os mesmos que hoje, dia 22 de Maio de 2020 se continuam a verificar.
“O concelho de Elvas não registou, nas últimas 24 horas, novos casos positivos de doentes infectados com coronavírus SARS-Cov-2, causador da Covid-19.18 Abril 2020
O concelho de Elvas não registou, nas últimas 24 horas, novos casos positivos de doentes infectados com coronavírus SARS-Cov-2, causador da Covid-19.
A informação avançada ao jornal Linhas de Elvas foi confirmada pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, que revelou não existir testes positivos a pessoas oriundas do concelho.
São nove o número total de casos de doentes infectados pela pandemia neste concelho alentejano”.
-
Voto antecipado: 377 eleitores votaram em Elvas
O voto antecipado em mobilidade para as eleições Presidenciais decorreu domingo, dia 11 de… -
Campo Maior: Começou a contagem decrescente para as Festas do Povo
As Festas do Povo de Campo Maior foram anunciadas oficialmente na tarde de domingo, dia 11… -
Crianças levaram votos de Bom Ano à PSP de Elvas no Dia de Reis
No passada terça-feira, 6 de janeiro, Dia de Reis, as crianças do Semi-Internato Nossa S…
Carregar mais artigos relacionados
-
Voto antecipado: 377 eleitores votaram em Elvas
O voto antecipado em mobilidade para as eleições Presidenciais decorreu domingo, dia 11 de… -
Crianças levaram votos de Bom Ano à PSP de Elvas no Dia de Reis
No passada terça-feira, 6 de janeiro, Dia de Reis, as crianças do Semi-Internato Nossa S… -
Está a precisar de abastecer? Saiba se vai haver alterações no preço dos combustíveis
Já é conhecida a previsão de variação do preço dos combustíveis para a próxima semana. …
Carregar mais artigos por Redacção
-
Covid-19: Índice de transmissão do vírus sobe para os 1,12 em Portugal – INSA
Covid-19: Índice de transmissão do vírus sobe para os 1,12 em Portugal – INSA … -
Covid-19: Transmissão do vírus baixa a nível nacional mas mantém-se elevado nos Açores e Madeira
Covid-19: Transmissão do vírus baixa a nível nacional mas mantém-se elevado nos Açores e M… -
Covid-19: Portugal com cerca de 343 casos diários e descida do índice de transmissibilidade
Alentejo regista um valor médio de Rt de1,14. …
Carregar mais artigos em Covid-19
Veja também
Voto antecipado: 377 eleitores votaram em Elvas
O voto antecipado em mobilidade para as eleições Presidenciais decorreu domingo, dia 11 de…