O Ayuntamiento de Olivenza voltou a assinalar, no passado dia 10 de junho, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, numa iniciativa cultural que reuniu dezenas de participantes no Museu Etnográfico Extremeño “González Santana”.

A sessão teve início com a apresentação do livro Sombras na Raia, do autor elvense Nuno Franco Pires. A obra aborda a realidade das comunidades raianas e evidencia a importância da solidariedade e da proximidade entre os povos da fronteira em momentos marcantes da história, nomeadamente durante a Guerra Civil Espanhola.

Seguiu-se uma visita à exposição de aguarelas Chaminés Alandroal, do artista português Víctor Rosa, uma mostra dedicada a um dos elementos mais característicos da arquitetura popular portuguesa e que despertou o interesse dos presentes.

As comemorações culminaram com um concerto de fado interpretado por Leonor Alegria e Duarte Silvério, acompanhados por Paulo Cachinho, na guitarra portuguesa, e Joaquim Ferreira, na viola de fado. O espetáculo proporcionou ao público um momento de celebração da música portuguesa, encerrando a iniciativa num ambiente de grande proximidade entre artistas e espectadores.

Numa cidade marcada por uma profunda herança portuguesa, a iniciativa voltou a destacar a importância da cooperação cultural e da preservação de uma memória partilhada que continua a aproximar comunidades raianas de Portugal e Espanha.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Incêndio na Terrugem mobiliza bombeiros

Um incêndio rural deflagrou na tarde de quinta-feira, dia 11 de Junho, na Terrugem. …