O Professor Luís Alcino da Conceição, docente da Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE), foi oficialmente nomeado para integrar o Conselho Consultivo para a Promoção da Digitalização da Agricultura (CCDA). A nomeação foi formalizada através do Despacho n.º 6943/2026, publicado ontem, dia 1 de Junho.

O docente foi escolhido na qualidade de personalidade de mérito reconhecido da academia e do setor, passando a assumir estas funções de forma direta. Luís Conceição já integrava o CCDA, mas até agora fazia-o em representação do Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Setor Agroflorestal (InovTechAgro).

Doutor em Agroengenharia pela Universidade Politécnica de Madrid, Luís Alcino da Conceição é professor coordenador no Politécnico de Portalegre, lecionando na ESBE, em Elvas, nas áreas de mecanização agrícola, agricultura de precisão e digitalização. Paralelamente, desempenha as funções de Secretário-Geral do InovTechAgro, organismo através do qual tem promovido a articulação e a transferência de conhecimento entre a ciência, a tecnologia e a produção agrícola.

O CCDA, que é presidido pelo membro do Governo responsável pela pasta da Agricultura, tem como missão principal apoiar a definição de políticas públicas que contribuam para acelerar a transição digital dos setores agroflorestal e agroalimentar em Portugal.

De referir que o Conselho Consultivo para a Promoção da Digitalização da Agricultura (CCDA) é um órgão consultivo do Estado português que funciona como um “fórum de pensadores” e especialistas para ajudar o Governo a desenhar as políticas públicas de modernização do setor.

A sua missão principal é pensar e planear o futuro tecnológico do campo, apoiando a transição digital dos setores agroflorestal (florestas e matas) e agroalimentar (produção de alimentos).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

“O Elvas” oficializa Ivo Miranda como novo treinador principal

O Elvas CAD – Futebol SAD anunciou este sábado, dia 18 de Julho, a contratação de Ivo Mir…